Mineradora suspende operações na barragem CDS II em Santa Bárbara e 650 pessoas ficam desempregadas

barragem cds II
Mineradora AngloGold Ashanti suspendeu operação na barragem CDS II por ser atividade onerosa (Reprodução/ANM)

A mineradora AngloGold Ashanti suspendeu temporariamente as operações na barragem CDS (Córrego do Sítio), em Santa Bárbara, região Central de Minas. A empresa anunciou a suspensão nessa quarta-feira (23). Ao todo, a companhia demitiu 650 trabalhadores.

Segundo a mineradora, a suspensão das operações na barragem CDS II aconteceu pois a unidade estava dando resultados negativos. Além disso, atividade na área vinha gerando alto custo crescente ao longo dos últimos anos.

“Mesmo após diversos estudos de alternativas, não houve cenário viável para a continuidade da operação neste momento. O processo de suspensão iniciado hoje é temporário e será reavaliado de modo sistemático ao longo dos próximos anos”, comunicou a AngloGold.

Demissão de colaboradores

Com a produção suspensa na barragem CDS II, 650 trabalhadores acabaram demitidos, conforme a empresa informou por nota ao BHAZ. De acordo com a mineradora, foi feita uma análise de possibilidade de reestruturação e reaproveitamento interno de profissionais.

No entanto, parte deles teve o contrato encerrado com a suspensão das operações em Córrego do Sítio. “CDS manterá equipes trabalhando para as atividades que serão continuadas. Além disso, outros empregados estão sendo realocados internamente”.

“É importante ressaltar que apenas a produção da unidade está suspensa, as atividades essenciais de monitoramento de segurança, controle ambiental, manutenção e conservação dos ativos, bem como monitoramento patrimonial, estão mantidas”, informou a mineradora.

Mineradora continuará monitorando barragens

Ainda, a AngloGold Ashanti afirmou que continuará a gerenciar e monitorar as estruturas geotécnicas, como barragens e pilhas. “Além disso, o projeto de descaracterização da Barragem de CDS II será mantido até a sua finalização”, acrescentou. 

A empresa também disse que todas as estruturas da Barragem de CDS II “estão seguras e estáveis”. “A AngloGold Ashanti ressalta que mantém seu compromisso com as obrigações de qualquer natureza, sejam legais, ambientais ou regulatórias”.

Barragem inserida em nível de emergência

Em junho deste ano, a Barragem CDS II, da AngloGold Ashanti, foi inserida em nível de emergência após a aparição de uma trinca de 300 metros. Dias antes, a ANM (Agência Nacional de Mineração) reportou uma outra trinca, de 80 metros.

A AngloGold Ashanti estabeleceu o alerta nível 1 de forma preventiva, depois que a barragem passou por vistoria da ANM. Em contato com BHAZ, a AngloGold Ashanti informa que estabeleceu o nível de urgência preventivamente.

Neste nível, segundo a mineradora, não há necessidade de acionamento de sirenes ou evacuação da zona de altossalvamento, pois não há risco iminente de rompimento.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!