Ministério Público de Minas Gerais pede bloqueio de R$ 20 milhões da 123 Milhas

123 Milhas aeroporto
O MPMG pediu o bloqueio de R$ 20 milhões da 123 Milhas (Imagem ilustrativa: Pixabay)

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Cidadão de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, ajuizou Ação Civil Pública (ACP) contra a 123 Milhas, pedindo o bloqueio de R$ 20 milhões da empresa. A ação, divulgada nesta terça-feira (29), visa futura indenização aos consumidores lesados pela organização.

O MPMG também pede tutela antecipada para proibir a 123 Milhas de realizar promoções flexíveis com datas abertas, a fim de evitar novos danos e novas vítimas.

Além disso, o processo demanda que a 123 Milhas seja condenada ao pagamento de danos morais coletivos em valor não inferior a R$10 milhões e também ao pagamento de danos individuais (patrimoniais e extrapatrimoniais) a serem apurados em liquidação de sentença. 

A ação requer ainda que a empresa seja obrigada a assumir débitos mensais nas contas de cartão de crédito que parcelaram as compras na plataforma, de forma a mitigar possível dano futuro. A multa para cada dia descumprimento seria de de R$10 mil.

Abuso contra o consumidor 

Na ação, o MPMG demonstra de que forma a conduta da 123 Milhas levou os consumidores a serem lesados: primeiro, anuncia o baixo custo do pacote; utiliza, para tanto, marketing agressivo, inclusive com cantores sertanejos e atores de novela; explora a inexperiência de julgamento de consumidores com a ideia de que é possível venda de passagens aéreas no preço anunciado diante de mercado tão volátil. 

Em um segundo momento, após a celebração do contrato: não cumpre a oferta; transfere o risco ao consumidor; fixa obstáculo para devolução do valor recebido; dificulta o atendimento aos clientes. “Uma verdadeira cilada. Vê-se, assim, a quebra da confiança, por parte da empresa”, aponta na ação o promotor de Justiça de Uberlândia Fernando Martins. 

Segundo a ACP, não restam dúvidas da conduta abusiva, pois a 123 Milhas repassa o risco do insucesso de sua atuação aos consumidores, muito embora fosse muito bem remunerada para isso. 

Edição: Roberth Costa
Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!