Mulher é demitida após rasurar atestado médico para ficar mais dias sem trabalhar

mulher rasura atestado
Uma trabalhadora de Pouso Alegre, no Sul de Minas, foi demitida por justa causa após rasurar o atestado médico (FOTO ILUSTRATIVA: Banco de imagens/Pixabay)

Uma trabalhadora de Pouso Alegre, no Sul de Minas, foi demitida por justa causa após rasurar o atestado médico. A mulher queria ficar nove dias afastada do trabalho, quando, na verdade, o médico recomendou apenas um dia de repouso.

Segundo o juiz Luciano José de Oliveira, da 3ª Vara do Trabalho de Pouso Alegre, ficou constatado que a conduta da trabalhadora configura ato de improbidade. Ele observou que, realmente, houve alteração do número de dias de afastamento, já que havia divergência entre o número registrado (09) e sua escrita por extenso (“hum dia”).

Além disso, a adulteração foi confirmada por declaração emitida pela própria médica responsável pelo atestado médico. “A reclamante foi dispensada, corretamente, por ter cometido falta grave, com base no art. 482, ‘a’, da CLT – ato de improbidade, em razão de apresentar atestado falso”, destacou o juiz.

O atestado médico foi encaminhado virtualmente para a empresa em 31 de janeiro deste ano, sendo o documento físico entregue no dia seguinte. A resposta do hospital confirmando a rasura do atestado foi enviada no dia 16 de fevereiro, data em que ela foi comunicada da dispensa por justa causa.

Ao prestar depoimento, a empregada afirmou que o atestado “era de nove dias”, o que levou o magistrado a concluir que ela tinha conhecimento da falsificação, já que não houve dúvida de que o afastamento foi de apenas um dia.

Arreda pra Cá

Nesta semana, o podcast do BHAZ recebe um convidado de peso! Fenômeno das redes sociais, o mineiro Isaías, de Sete Lagoas, viu o número de seguidores explodir durante a pandemia. Com vídeos de humor na melhor pegada caseira, ele conquistou o sucesso nas redes sociais e já acumula produções no cinema e planos para o teatro e televisão.

Sabe aquela indireta que você quer muito mandar, mas não sabe bem como? É esse o tipo de conteúdo que levou Isaías a somar mais de 20 milhões de seguidores nas redes sociais. Criador da icônica Rayane, inspirada em uma menina debochada do interior, ele está no Arreda pra Cá desta semana e conta tudo sobre os personagens, a infância no interior de Minas Gerais, fofocas e planos para o futuro.

O episódio vai ao ar nesta terça-feira (5), às 17h, no YouTube e no Spotify. E para conferir tudo sobre o podcast e assistir os bate-papos com quem já passou pelo Arreda pra Cá, é só clicar aqui.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!