‘Nada de festas’: Zema pede consciência aos mineiros neste fim de ano

Romeu Zema video Twitter covid
Em vídeo publicado na manhã de hoje (19), governador pede atenção neste fim de ano. (Reprodução/Twitter)

Em vídeo publicado na manhã de hoje (19) no Twitter oficial de Romeu Zema, o governador pede atenção aos mineiros neste fim de ano. Zema diz que “o vírus não foi embora” e que cidadãos de Minas devem continuar a manter todos os cuidados com a saúde e não promoverem aglomerações, por conta da pandemia do novo coronavírus.

“Apesar de Minas Gerais ter a menor taxa de mortalidade do país, não podemos relaxar. A Covid-19 ainda está entre nós. Por isso, peço que neste fim de ano, tenham consciência e evitem aglomerações, utilizem a máscara e o álcool em gel. Se cuidem. Eu conto com vocês!”, diz Zema na publicação.

Ao final do vídeo, o governador fala em aglomerações e festas de fim de ano. “Faço um pedido a todos os mineiros, vamos ter consciência neste fim de ano. Nada de aglomerações e festas, por favor, vamos ficar em casa, vamos nos cuidar e não vamos esquecer da mascara e do álcool em gel. Mineiro é o povo mais consciente que conheço, vamos continuar dando exemplo ao Brasil”, finaliza Zema.

Garantia de vacina

Como forma preventiva à aquisição e distribuição das doses, o Plano de Contingenciamento para Vacinação em Minas Gerais dispõe de um mapeamento das ofertas de vacinas a serem disponibilizadas no país. “Temos todas as vacinas mapeadas, fornecedores também, e temos recursos, caso seja necessário. O povo mineiro não vai ficar sem vacina, isso tem que ficar claro”, garantiu Zema.

“Nós temos planos B, C, D e F para o povo mineiro, caso haja necessidade. Temos gente competente e comprometida trabalhando”, garantiu Zema na tarde desta segunda-feira (14). O governador ainda reforçou que a administração do estado está preparada para agir assim que um protocolo de imunização for liberado. O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, ressaltou que a logística da SES-MG também leva em conta uma vacinação gradual durante o ano de 2021 e, provavelmente, até 2022 — e não em uma data única.

Alerta para Natal e Réveillon

Minas Gerais segue como o estado com a menor taxa de mortalidade da doença no Brasil — 50 óbitos por 100 mil habitantes. De acordo com o governo, o resultado é possível devido a uma série de medidas tomadas com antecedência. Entre elas, a ampliação de leitos de UTI (de 2.072 em fevereiro para 3.995 atualmente), a distribuição de 1.187 respiradores aos municípios e o investimento no combate à pandemia, com repasses aos hospitais que atendem a rede estadual de saúde.

Mesmo satisfeito com os resultados, o Governo de Minas segue alertando a população mineira em relação aos cuidados a serem mantidos para controle da Covid-19. Para as festas de fim de ano, o secretário de Estado de Saúde orienta a população a seguir as deliberações do plano Minas Consciente. O programa acompanha os diferentes indicadores da pandemia em cada região do estado, voltado para a retomada gradual e segura das atividades econômicas.

“Para a região que estiver na onda vermelha ou amarela do Minas Consciente, a recomendação é não aglomerar. É fundamental lembrar que aglomerar famílias grandes, com idosos principalmente, também é aglomeração. Isso não quer dizer que o Natal e o Réveillon não possam ser comemorados, só que não deve haver reunião grande de pessoas”, disse o secretário.

Edição: Vitor Fernandes
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!