Nuvem de poeira ‘cobre’ cidades de Minas e assusta moradores; meteorologista explica fenômeno

poeira planura
Fenômeno foi visto em cidades de Minas (Reprodução/@ConexaoGeoClima/Twitter)

Uma nuvem de poeira vinda de Franca, no interior de São Paulo, tomou cidades mineiras entre o fim da tarde e o começo da noite desse domingo (26). O fenômeno foi registrado, pelo menos, em Frutal, Uberlândia, Planura e Uberaba, ambas no Triângulo Mineiro. Moradores registraram o momento em que os municípios foram cobertos pela nuvem.

O meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), explica o que provoca a formação da nuvem de poeira. “O fenômeno se dá devido aos ventos intensos em superfície e fortes rajadas, de até 50 km/h, que antecedem uma tempestade”, diz em entrevista ao BHAZ.

As imagens do fenômeno circulam pelas redes sociais e são assustadoras, visto o tamanho da nuvem formada. Um vídeo mostra a situação de Frutal. “Nuvem de poeira cobriu toda a cidade”, foi escrito na legenda do vídeo.

Seca

O tempo seco é um fator que ajuda a explicar a ocorrência do fenômeno, segundo Claudemir.

“A nuvem de poeira não é algo tão comum, mas pode ocorrer na transição entre o período seco e chuvoso. A atmosfera está bastante seca e as rajadas de vento, associadas com tempestades, provocam o surgimento das nuvens de poeira”, comenta.

Uma moradora de Uberaba gravou o momento em que conseguiu ver o fenômeno da própria casa. “Olha a nuvem de poeira aqui indo pra cima do bairro Abadia, passando ali pelo Shopping Uberaba”. O barulho do vento demonstra a força da rajada que passou pela cidade mineira.

A cidade de Uberlândia foi outro local com registros da passagem do fenômeno. “Uberlândia agora a noite coberta de poeira”, escreveu uma internauta.

O fenômeno da nuvem de poeira atingiu Planura. Um vídeo mostra a localidade sendo tomada. “Olha aqui. Que é isso gente. Pulou o rio já. Meu pai do céu”, disse o homem espantando enquanto gravava um vídeo.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!