Pesquisar
Close this search box.

O pai deu à luz: Homem trans ganha bebê e parto é o primeiro de hospital em Minas

Por

Bebê casal trans hospital mineiro
Isabelle nasceu na madrugada desta terça-feira (6) em Montes Claros (Arquivo Pessoal/Ellen Martins)

O nascimento da pequena Isabella Victória trouxe um fio de esperança de dias melhores para uma família do Norte de Minas. A primeira filha do casal transexual Rodrigo Bryan da Silva, 33, e Ellen Carine Martins da Silva, 25, nasceu na maternidade Maria Barbosa, do HUCF (Hospital Universitário Clemente de Faria), em Montes Claros.

De acordo com o Hospital, o nascimento é o primeiro de um bebê filho de casal trans na unidade. Ao BHAZ, a mãe contou que a chegada da filha foi a realização de um sonho. “Esse sentimento é muito gostoso. Alegria por ter tentado e ter esse desejo há tanto tempo, e ter conseguido graças a Deus. Para gente, essa gestação significa muito não só para mim e o pai, mas para toda a comunidade LGBTQUIA+”, conta Ellen.

A gestação de Isabella ocorreu no corpo do pai, Rodrigo, que é um homem transexual. De acordo com a Universidade UNIMONTES, vinculada ao HUCF, Rodrigo explicou que o parto foi feito de forma induzida. “A bolsa rompeu, mas não tive contrações suficientes. Então, a equipe médica decidiu realizar o parto induzido assistido. Eles me deixaram à vontade para escolher a posição. No tempo certo, minha filha veio ao mundo”, explicou o pai.

Gestação Isabella
A gestação da pequena Isabella foi feita no corpo do pai (Arquivo Pessoal/Ellen Martins)

‘Luz no fim do túnel’

A família comemorou ainda mais a chegada da criança com o registro DNV (Declaração de Nascido Vivo) em mãos. No registro, a identidade de gênero do casal foi respeitada e Ellen foi inclusa como a mãe biológica da filha, mesmo que não tenha sido ela a dar à luz.

“A Isabella veio como uma luz no fim do túnel para a nossa comunidade. Ela mostra que sempre há esperança, independentemente do que a sociedade vai pensar ou falar, você nunca pode deixar de realizar seus sonhos por medo de receber críticas”, diz a mãe.

Ellen e Rodrigo
Ellen (à esquerda) e Rodrigo (à direita) com o documento em mãos (Arquivo Pessoal/Ellen Martins)

Esta reportagem é uma produção do Programa de Diversidade nas Redações, realizado pela Énois – Laboratório de Jornalismo, com o apoio do Google News Initiative

Jordânia Andrade

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ