Pelo menos 12 pessoas morreram afogadas durante o Carnaval em Minas, apontam Bombeiros

Nova Serrana
Bombeiros buscam jovens que se afogaram em rio na zona rural de Nova Serrana (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Com o Carnaval, muitos mineiros decidem passar a folga em lugares mais calmos, com lagoas, rios e cachoeiras. Mas mesmo com a tranquilidade, ainda é preciso prestar atenção e seguir orientações de segurança. Neste Carnaval, pelo menos 12 pessoas morreram afogadas em cidades mineiras.

A informação é de levantamento parcial divulgado pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta quarta-feira (2). A corporação registrou 15 ocorrências de afogamento no estado, sendo que 12 dessas pessoas morreram.

Ainda conforme os bombeiros, os dados serão atualizados após o fechamento do balanço. Ao longo do Carnaval, a Defesa Civil também emitiu alertas informando que, durante o período chuvoso, os cidadãos devem ficar atentos à possibilidade de ocorrência de cabeças d’água ao frequentar cachoeiras.

Ocorrências

Algumas das ocorrências de morte por afogamento registradas durante o Carnaval foram em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte; em Mateus Leme, também na Grande BH; e em Vargem Bonita, no Sul de Minas.

Em Betim, na manhã do sábado (25), um jovem de 21 anos morreu afogado na Lagoa Várzea das Flores, próximo ao Bar da Prainha. Duas equipes de bombeiros se deslocaram para o local para fazer as buscas e mergulhadores conseguiram encontrar o corpo da vítima.

No domingo (27), um homem de 37 anos foi encontrado morto após se afogar em uma cachoeira de Vargem Bonita. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima teria sofrido um mal súbito enquanto nadava na Cachoeira da Usina, localizada em um povoado conhecido como “Confusão”.

Já na segunda-feira (28), um adolescente de 13 anos morreu depois de se afogar em uma lagoa de Mateus Leme. A vítima caminhava na estrada com alguns colegas, às margens de uma lagoa, quando decidiu pular nela. Depois de não conseguir mais voltar para a margem, o menino acabou submergindo. Os amigos tentaram puxar a vítima, mas não conseguiram.

Vítimas desaparecidas

Os bombeiros registraram ainda o afogamento de dois jovens na zona rural de Nova Serrana, região Centro-Oeste de Minas, nessa terça-feira (1°) de Carnaval. Segundo a corporação, um homem de 21 anos, morador de Ibirité, e outro de 22, natural de Nova Serrana, se afogaram ao nadar no rio Pará, na fazenda Canta Galo.

De acordo com os familiares das vítimas, cerca de 10 pessoas estavam nadando no rio, cuja profundidade é de cerca de 7 metros, quando uma delas começou a se afogar. Um amigo tentou salvar a vítima e também se afogou, sendo os dois levados pela correnteza.

Com a água turva e muita correnteza, os bombeiros começaram as buscas ontem, por meio de mergulho apoiado por barco, mas não conseguiram encontrar os jovens. As buscas foram retomadas na manhã desta quarta-feira (2), mas ainda não há atualização em relação à localização das vítimas.

Atenção redobrada

Lagoas, cachoeiras e rios são lugares comuns das pessoas procurarem para aproveitar feriados prolongados e folgas, como o Carnaval. O Corpo de Bombeiros dá dicas de segurança para o passeio não terminar em tragédia:

  • Evite consumo excessivo de bebida alcoólica ao entrar na água;
  • Não pule ou faça brincadeiras em locais desconhecidos;
  • Se não souber nadar, fique no lugar onde a água não ultrapasse a cintura.

O Corpo de Bombeiros recomenda que sejam sempre seguidas as orientações de segurança em rios, lagos e represas para evitar afogamentos. A corporação também recomenda que, no caso de uma pessoa começar a se afogar, não se deve entrar na água para socorrer, pelo risco de se tornar mais uma vítima. Em caso de emergência, ligue para o 193.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!