Pesquisa feita em BH mostra eficácia da vitamina B12 para atenuar Covid-19

fiocruz
Fiocruz lidera estudo que avalia B12 contra a Covid-19 (Bio-Manguinhos/Fiocruz)

Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) constatou que a vitamina B12 tem expressiva ação para atenuar os processos inflamatórios desregulados, que agravam quadros de Covid-19.

O estudo comparou amostras de sangue entre pessoas com as formas grave e moderada da doença e pessoas saudáveis, analisando a ação dos genes pelas células de defesa, os leucócitos.

Segundo o levantamento, as análises mostraram que os pacientes com Covid-19 tinham expressão alterada de muitos genes, embora estivessem em tratamento com corticoides por até 11 dias.

Com a introdução da vitamina B12, a expressão dos genes inflamatórios e de resposta antiviral dos pacientes se aproximou à dos saudáveis. A vitamina atenuou um quadro conhecido como tempestade inflamatória, causado por uma resposta imune excessiva do organismo.

Mas o pesquisador Roney Coimbra, coordenador do estudo, alerta: não adianta tomar a vitamina por conta própria para tentar se prevenir, porque a pesquisa só constatou a eficiência da B12 para a normalizar processos inflamatórios alterados pela doença.

A pesquisa foi realizada em parceria com o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, em Belo Horizonte, com a participação de pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O levantamento ainda será revisado por pares antes da publicação definitiva.

Com Agência Brasil

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!