Pesquisadores da UFMG buscam voluntários para desenvolvimento de medicamentos contra Covid-19

UFMG
Estudo é desenvolvido com grupos da Universidade de Oxford e da Universidade Mahidol (FOTO ILUSTRATIVA: Reprodução/TV UFMG)

Pesquisadores da UFMG estão reunindo voluntários para um estudo inédito, que busca a compreensão do funcionamento das moléculas antivirais e o desenvolvimento de novos medicamentos contra a Covid-19 e outras doenças.

Para participar, é preciso ter de 18 a 50 anos de idade, ser saudável e apresentar sintomas da Covid-19 iniciados menos de quatro dias antes (veja abaixo como se candidatar).

O estudo clínico é desenvolvido em parceria do Centro de Tecnologia em Terapias Avançadas e Inovadoras (CT Terapias) da UFMG com grupos da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e da Universidade Mahidol, na Tailândia.

De acordo com a universidade mineira, pesquisas já realizadas na instituição asiática servirão de base para o novo projeto, que é financiado pela Wellcome Trust, instituição filantrópica que apoia pesquisas na área da saúde.

“Pretendemos estabelecer uma plataforma de estudos de antivirais. Entender o funcionamento das moléculas – e não apenas saber se elas são eficazes – é fundamental para o desenvolvimento de novos medicamentos”, afirma o coordenador do CT Terapias, professor Mauro Teixeira.

Voluntários

Os candidatos, que poderão se apresentar ao longo dos próximos meses, devem estar apenas infectados pelo vírus da Covid-19 ou com a doença leve.

Os pesquisadores querem entender, por exemplo, como se dá a queda da quantidade de vírus – em que velocidade, por exemplo – com o uso de antivirais.

Os contatos com a equipe do CT Terapias devem ser feitos pelo telefone 99509-7634.

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!