PMs salvam bebê de 1 ano que se engasgou com leite na Zona da Mata

Cabo Melo Cabo Guimarães PMMG salvam criança
Cabo Melo e cabo Guimarães auxiliaram a mãe no salvamento (PMMG/Divulgação)

Uma equipe da PM (Polícia Militar) salvou a vida de uma bebê de um ano que estava engasgada com leite, na madrugada dessa terça-feira (10), em Aracitaba, na Zona da Mata mineira. Os policiais orientaram a mãe pelo telefone, realizaram a manobra de salvamento pessoalmente e levaram a criança ao hospital para exame médico. Os militares ainda se emocionaram quando viram a pequena após a alta.

A operação começou quando a mãe, de 41 anos, ligou ao 190, número de urgências policiais. A mulher estava muito nervosa e relatou que a filha de um ano de idade parecia ter engasgado, estava desfalecida e com dificuldade de respirar. Segundo a PM, o militar que atendeu a ligação passou as orientações da manobra de Heimlich para a mãe que, apesar de muito nervosa, conseguiu fazer com que a filha voltasse a respirar.

A mulher disse aos policiais que a filha ainda respirava com dificuldade, por isso, levou criança para o Destacamento da Polícia Militar, que fica perto de onde ela mora. No local, o Cabo Melo repetiu a manobra e orientou a mãe a levar a criança para o hospital em Santos Dumont, a 39 quilômetros de Aracitaba, já que a menina respirava bem, mas ainda aparentava cansaço.

Pouco tempo depois, a mulher acionou o 190 novamente, devido a uma piora no quadro da filha. Mais uma vez, a mãe foi orientada em relação aos procedimentos com a criança e conseguiu fazê-la respirar novamente. A equipe da PM, composta pelo cabo Melo e o cabo Guimarães, foi para a residência da mulher e, após algumas tentativas com a manobra de Heimlich, conseguiu que a menina expelisse bastante quantidade de muco e leite, chorando logo em seguida.

Como a bebê ainda apresentava dificuldade para respirar, os militares levaram a criança para um hospital em Santos Dumont para ser examinada por um médico. A menina ficou em observação por um tempo e teve alta mais tarde. A equipe médica frisou que a ação rápida dos militares nas orientações à mãe e nas manobras com a bebê foram cruciais para que a criança ficasse bem.

Segundo informações da Polícia Militar, a equipe visitou a criança após a alta hospitalar e o momento do reencontro foi de muita emoção e gratidão. “A equipe PM ficou muito feliz e emocionada em ajudar a salvar a vida da criança”, relatou a instituição.

O que fazer em situações como essa?

Situações como essas são relativamente comuns. No mês passado, uma equipe policial salvou um bebê de 11 dias que se engasgou com leite no Sul de Minas. Ainda este ano, mais dois casos, sendo um em Teófilo Otôni, na região do Vale do Jequitinhonha, e outro em Belo Horizonte. No ano passado, um bebê de Brazlândia, no Distrito Federal, e outro em Contagem, na Grande BH, também precisaram da ajuda dos policiais.

O sargento Alexandre José dos Santos, da PM, participou do salvamento na capital mineira, e revelou que esse tipo de ocorrência faz parte da rotina da polícia. “[Eu já atendi] várias vezes. Em outros serviços também, atendendo outros batalhões. É uma coisa rotineira que a polícia militar atende no dia a dia no estado de Minas Gerais”, revelou, em entrevista ao BHAZ na época.

Diante disso, o policial aproveitou para passar algumas orientações para pais, mães ou responsáveis. “A recomendação que eu tenho é tentar não entrar em pânico, manter a calma, e de imediato, se possível, fazer contato com o 192, o Samu, que vai passar orientação pelo telefone. Também tem o 193, número do Corpo de Bombeiros”, explicou.

“E, dentro da possibilidade, fazer primeiros socorros igual nós fizemos. Nós fizemos esse primeiro atendimento, para depois deslocar, o que prezava ali no momento era a vida da recém-nascida. Depois, já providenciar o caminho do hospital, do pronto atendimento”, orientou.

Com PMMG

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!