Polícia Federal descobre e desativa garimpo ilegal de ouro em Ouro Preto

garimpo ilegal
Seis garimpeiros foram encaminhados à sede da PF para depoimentos (Polícia Federal/Divulgação)

A Polícia Federal descobriu um garimpo ilegal de ouro, que funcionava clandestinamente no distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais. A mineração predatória é considerada crime no Brasil e o local foi desativado.

Durante a operação, as autoridades apreenderam diversos equipamentos e conduziram seis garimpeiros à sede mineira da Polícia Federal. Conforme a PF, “diligências prosseguem para identificar e coibir a prática nociva ao meio ambiente”.

PF coibiu mineração predatória em Minas (Polícia Federal/Divulgação)

Garimpo ilegal é crime

O garimpo ilegal é uma atividade de mineração predatória e é crime previsto no art. 55 da Lei 9605/98. Configura ato ilícito “Executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com a obtida”. A pena varia de seis meses a um ano de detenção e multa.

Essa forma de garimpo também está tipificada no art.2o da Lei 8.176/91. “Constitui crime contra o patrimônio, na modalidade de usurpação, produzir bens ou explorar matéria-prima pertencentes à União, sem autorização legal ou em desacordo com as obrigações impostas pelo título autorizativo”. O indivíduo que desrespeitar a lei está sujeito a detenção, de um a cinco anos e multa.

Com Polícia Federal

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!