Pesquisar
Close this search box.

MP comprova uso de carro oficial de luxo para fins pessoais e orienta prefeito de cidade mineira

Por

jeep compass vale
Carro de luxo, Jeep Compass, foi comprado por R$ 222 mil com verba ligada à secretaria municipal de Educação de Medina (Reprodução)

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) orientou o prefeito de Medina, Vavá (Republicanos), a não usar mais o carro de luxo, um Jeep Compass, para fins pessoais. O veículo comprado por R$ 222 mil, com verba vinculada a secretaria municipal de Educação, só deve ser utilizado em ações ligadas à pasta e em horário de serviço.

O promotor de Justiça Uilian Carlos Barbosa de Carvalho expediu a recomendação após a confirmação de que os modelos eram utilizados fora do horário de expediente.

Isso ficou comprovado por meio de diligências, fotos, vídeos e testemunhas, após relatos feitos por vereadores de Medina. Em algumas ocasiões, por exemplo, o Jeep Compass foi flagrado sendo usado pelo prefeito num fim de semana em um bar da cidade.

“Os veículos do município somente podem ser usados por órgãos e entidades da administração direta e indireta do município para a exclusiva consecução de suas finalidades, pois o uso deles para fins particulares e fora do horário de expediente, caracteriza a prática de comportamento ilícito, atentando contra os pilares norteadores da Administração Pública”, afirmou o promotor de Justiça.

O MPMG também fez uma recomendação para que Vavá adote providências imediatas. Segundo a promotoria, tanto o veículo de luxo, quanto os outros automóveis do município, devem ficar guardados na sede da prefeitura ou nas Secretarias Municipais a que estão ligados, quando não estiverem sendo usados para fins públicos.

O Ministério Público também orientou o uso de uma identificação, por meio de adesivos ou plotagens com a frase “Veículo para uso exclusivo em serviço”.

A reportagem solicitou um posicionamento ao prefeito Vavá, inclusive questionando se essas medidas serão adotadas, e aguarda retorno.

João Lages

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ