Presos por ataque com drone dizem ter jogado produto químico que atrai moscas em apoiadores de Lula

drone
O líquido foi arremessado por um drone que sobrevoava a cerimônia de lançamento oficial da aliança entre Lula e Kalil (PMMG/Divulgação)

Três pessoas foram detidas suspeitas de participar do ataque a apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do pré-candidato ao Governo de Minas, Alexandre Kalil (PSD), registrado na tarde de hoje (15) em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Elas usaram um drone para jogar um líquido malcheiroso durante o lançamento oficial da aliança entre os políticos na cidade.

O tenente da Polícia Militar, Monsueto Gomes, contou ao BHAZ que o equipamento foi apreendido e que os responsáveis pelo ato serão liberados após assinarem o TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência). Eles deverão comparecer posteriormente ao Juizado Especial Criminal para responder pelo ato. O drone pulverizador utilizado na ação pode custar mais de R$ 90 mil.

Às autoridades, os detidos negaram o uso de fezes e urina durante os ataques. “Eles alegaram que é uma substância que atrai moscas, produto usado na lavoura. Os três estavam próximos a um condomínio, perto do local onde está acontecendo o evento”, explica o tenente.

Ainda segundo o tenente, os autores não apresentaram a autorização para pilotar o drone pulverizados.

“Eles disseram que têm autorização para pilotar o drone, mas não a apresentaram. Então os três foram detidos por não terem licença e também por injúria, por terem arremessado esse líquido nas pessoas”, explica o policial.

‘Muito fedido’

Ao BHAZ, o assessor da deputada Andréia de Jesus (PT), Iuri Guilherme, contou que o episódio gerou muita confusão. Segundo ele, várias crianças e idosos foram atingidas pelos excrementos (veja aqui).

“Cheguei por volta de 16h30. Exatamente no momento que eu cheguei, o drone sobrevoava o evento, jogando fezes, muito fedido. Logo gerou uma correria e o drone começar a abaixar, já fora do espaço. Nosso povo começou correr em direção a ele”, narra.

Ainda segundo Iuri, várias pessoas tentaram alcançar o homem que comandava o drone, mas a polícia já havia o cercado.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!