Procon-MG multa Hotel Urbano em R$ 314 mil por publicidade enganosa

hurb
Hotel Urbano ainda pode recorrer da decisão (Reprodução/Hotel Urbano)

O Procon-MG, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), multou o Hurb por publicidade enganosa capaz de induzir o consumidor ao erro. Popularmente conhecida como “Hotel Urbano”, a empresa deverá pagar R$ 314 mil.

Segundo a ação, o Hotel Urbano divulgou um anúncio promocional de pacote de viagem na modalidade “all inclusive” pela internet para pagamento parcelado no boleto. Ao clicar no anúncio, porém, era apresentado a um valor mais caro.

Infração de direitos básicos

A decisão é resultado de um processo administrativo que o Procon instaurou por meio da 14ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Belo Horizonte.

O órgão avaliou que a empresa infringiu vários artigos previstos no Código de Defesa do Consumidor. Entre eles, o que fala sobre os direitos básicos como “informação adequada e clara”.

O Procon também considera que a conduta do Hotel Urbano rompe com o equilíbrio contratual, pois usa de sua condição de superioridade econômica para causar prejuízo ao consumidor. “É inquestionável a enganosidade da publicidade”, diz o texto.

O Hotel Urbano ainda pode recorrer da decisão.

Nota do Hotel Urbano na íntegra

“Em relação à solicitação do Portal BHAZ, o Hurb informa que, por questões legais, não comenta processos e/ou ações em andamento”.

Com Procon-MG

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!