Procon multa agência do Banco do Brasil em Minas em mais de R$ 80 mil

Banco do Brasil
MP listou oito práticas infrativas encontradas (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Procon do MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) multou em R$ 83,3 mil uma agência bancária do Banco do Brasil, no município de Tombos, na Zona da Mata mineira, por irregularidades constatadas durante uma fiscalização.

O órgão listou oito práticas infrativas encontradas pelos agentes fiscais, como problemas na entrega de senhas para atendimento, irregularidades na acessibilidade para PCDs (pessoas com deficiência) e idosos, entre outras.

Confira a lista:

  • não entrega de senha de atendimento com número de ordem de chegada, data e hora exata de entrada na fila; 
  • ausência de divisórias nos caixas eletrônico e de biombos, 
  • ausência de cadeira de rodas ou outro veículo que possibilite a locomoção para uso gratuito do portador de deficiência e do idoso e ausência de placas indicativas do local onde a cadeira de rodas possa ser retirada;
  • ausência de garantia ao fácil acesso aos assentos e caixas, identificados com a destinação a idosos em local visível e caracteres legíveis; 
  • ausência de cartazes afixados, em suas dependências, informando sobre a proibição do uso de telefone móvel nas unidades de atendimento;
  • ausência, em local visível e em formato legível, de informações sobre situações que impliquem recusa à realização de pagamentos; 
  • ausência, em local e formato visíveis ao público, de informações sobre existência de ouvidoria da própria instituição, bem como acerca de sua finalidade e forma de utilização; 
  • ausência de placa afixada no caixa com a informação da existência do Código de Defesa do Consumidor disponível para consulta.

De acordo com decisão administrativa proferida pelo Procon-MG, a conduta do banco viola o Código de Defesa do Consumidor e várias leis consumeristas.

Ainda segundo o MPMG, no decorrer do processo administrativo, foi proposta a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta, mas o banco não manifestou interesse.

O Banco do Brasil ainda pode decorrer da decisão. Procurada pelo BHAZ, a instituição financeira informou que aguarda o recebimento formal da notificação emitida pelo Procon, quando será possível avaliar o seu teor.

“O BB antecipa que apresentará sua defesa no prazo legal determinado por aquela autarquia”, diz nota.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

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