TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Secretário de Estado de Educação de Minas Gerais é exonerado do cargo; veja quem assume

28/04/2026 às 07h29 - Atualizado em 28/04/2026 às 09h07
Então secretário de Educação de Minas Gerais, Rossieli Soares (Marcelo Sant'Anna / ALMG)

O Governo de Minas exonerou Rossieli Soares, então secretário de Estado de Educação. Gustavo Braga, servidor público de carreira, assumirá a pasta. A troca, assinada pelo governador Mateus Simões (PSD), foi comunicada à imprensa na noite dessa segunda-feira (27).

Rossieli teria deixado o cargo por questões de saúde. Ex-ministro da Educação do Governo Temer, Rossieli Soares foi empossado em agosto de 2025 na SEE. O advogado entrou no lugar do professor Igor Alvarenga, que ficou no cargo por três anos.

Sua atuação no Ministério da Educação (MEC) começou em 2016, como secretário de Educação Básica, e culminou no cargo de Ministro da Educação em 2018, durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB). Além de Minas Gerais, atuou em Secretarias de Educação no Pará, São Paulo e Amazonas.

Durante os oito meses em que ficou no cargo em Minas Gerais, Rossieli foi um entusiasta na implementação do modelo de escolas cívico-militares no estado.

Gustavo Braga é o novo secretário de Educação de Minas Gerais

A SEE será comandada por Gustavo Braga. Servidor público de carreira, desde 2013, ele é formado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e tem mestrado em Liderança e Gestão Pública.

Na Secretaria de Estado da Educação, foi chefe de gabinete e chefe da Assessoria. Atualmente, exercia o cargo de chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Governo.

Redação BHAZ

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ