Após duas horas fora do ar, sistema de emissão de RG é normalizado em Minas

emissão rg
Os mineiros que tiveram o agendamento prejudicado deverão agendar um novo horário para a emissão do RG, no Portal MG (Amanda Dias/BHAZ)

O sistema de emissão de RG (Registro Geral) ficou duas horas fora do ar durante a manhã de hoje (24). Segundo a Polícia Civil, o sistema foi regularizado por volta das 12h30 e já se encontra em pleno funcionamento.

Os mineiros que tiveram o agendamento impactado pela indisponibilidade poderão agendar um novo horário para atendimento pelo Portal MG, pelo aplicativo MG App ou, ainda, pelos terminais de autoatendimento disponíveis nas UAIs (Unidades de Atendimento Integrado).

Caso não encontre vaga no horário desejado, o usuário poderá solicitar um horário pelo Fale Conosco do Governo para realizar a emissão do RG de forma imediata e prioritária, no link. “A PCMG lamenta os transtornos e conta com a compreensão dos usuários do serviço”, disse a corporação, em nota.

Nova carteira de identidade

Os cidadãos mineiros já podem emitir a nova carteira de identidade nacional, que deixa de ter o número do RG e passa a adotar o CPF como registro único. Os novos documentos só serão emitidos para cidadãos que estiverem com as informações no CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) de acordo com suas certidões atualizadas.

“Pessoas que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento à distância da Receita Federal para resolver a situação. No futuro, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF”, informou o Ministério da Economia.

A atualização das informações no CPF pode ser feita gratuitamente pela internet, no site da Receita Federal. Dependendo da situação, pode ser necessário o envio de documentos para o órgão por ia e-mail. A lista de documentos necessários para a atualização do CPF foi disponibilizada no site do Ministério da Economia, bem como os e-mails da Receita, para onde os documentos devem ser enviados.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!