UFMG busca voluntários de 55 a 85 anos para testes da 1ª vacina brasileira contra Covid-19

Vacina SpiN-Tec MCTI UFMG
Poucos dos voluntários já inscritos estão nesta faixa etária (CTVacinas/UFMG/Divulgação)

A UFMG já recebeu 1,5 mil inscrições de voluntários para os testes da primeira vacina 100% brasileira contra a Covid-19, mas poucos dos inscritos têm entre 55 e 85 anos. A universidade agora busca mais voluntários desta faixa etária para desenvolver a SpiN-TEC MCTI UFMG.

Helton Santiago, coordenador dos testes clínicos da vacina e professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, explica que os pesquisadores responsáveis pelos testes buscam dois grupos de voluntários: um de pessoas de 18 a 54 anos, e outro de 55 a 85 anos.

“Dos 1500 voluntários já inscritos, 150 se mostraram elegíveis para a fase 1, mas poucos têm entre 55 e 85 anos. Essa é a primeira fase de segurança da vacina, e os voluntários precisam ser saudáveis para que seja possível identificar as situações em que uma reação adversa decorrer do imunizante ou de outro problema de saúde”, detalha.

“Além disso, essas pessoas não podem ter contraído Covid-19 e precisam ter tomado vacinas específicas anteriormente. Portanto, torna-se difícil encontrar voluntários que se enquadrem em todos os requisitos exigidos”, completa o pesquisador.

Requisitos

A fase 1 dos testes clínicos em humanos vai reunir 72 voluntários. Os critérios para participar do recrutamento são:

  • ter idade entre 18 e 85 anos;
  • ser saudável;
  • não ter tido Covid-19;
  • ter recebido as duas doses iniciais da vacina Coronavac e uma dose de reforço da Pfizer (há pelo menos nove meses);
  • residir em Belo Horizonte durante os 12 meses de estudo;
  • não estar grávida nem amamentando.

Já a fase 2 contará com 360 voluntários. Confira as regras:

  • ter idade entre 18 e 85 anos;
  • ser saudável;
  • ter recebido as duas doses iniciais da vacina Coronavac ou da Astrazeneca e uma ou duas doses de reforço da Pfizer ou AstraZeneca;
  • residir em Belo Horizonte durante os 12 meses de estudo;
  • não estar grávida nem amamentando.

O fato de já ter contraído Covid-19 não impede a pessoa de se habilitar para a segunda fase dos testes.

Na primeira fase, os voluntários recebem uma dose da vacina que pode ter concentração baixa, média ou alta. Ainda segundo Santiago, a intenção é “verificar os dados de segurança das doses e de imunologia, ou seja, entender como a vacina estimulou o sistema imunológico e qual dose é a ideal para a segurança do paciente”.

A fase 1 dos testes deve ocorrer até março do ano que vem. A partir de abril de 2023, os voluntários serão chamados para a fase 2 e, no final de 2023, para a terceira e última etapa, que contará com cinco mil participantes de todo o país.

Como ser voluntário?

Quem quiser ser voluntário nos testes clínicos da vacina desenvolvida pela UFMG deve se cadastrar neste link, ou pelo Whatsapp (31) 99902-7292

Uma vez inscritos, os interessados passarão por uma triagem para a seleção de voluntários e serão submetidos a avaliações clínicas e laboratoriais, conduzidas pelo CTVacinas e pela Unidade de Pesquisa Clínica em Vacinas (UPqVac), instalada na Faculdade de Medicina da UFMG.

Primeira dose aplicada

No final de novembro, a UFMG aplicou a primeira dose da SpiN-Tec, desenvolvida com tecnologia e insumos totalmente brasileiros.

Criada no Centro de Tecnologia de Vacinas (CTVacinas) da UFMG, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz em Minas Gerais (Fiocruz em Minas), a vacina recebeu investimento milionário.

Os primeiros estudos da SpiN-Tec MCTI UFMG começaram em 2020. A reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, comemorou o início dos testes da vacina em humanos.

Com UFMG

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!