UFMG é a 9ª melhor universidade da América Latina em ranking de revista britânica

ufmg
As federais de Viçosa, Lavras e Uberlândia, todas mineiras, aparecem dentro das 50 melhores faculdades da lista (Amanda Dias/BHAZ)

A UFMG (Universidade federal de Minas Gerais) está, mais uma vez, na lista das 10 melhores universidades da América Latina, segundo ranking elaborado pela revista inglesa Times Higher Education. A universidade mineira, que ano passado apareceu na 5ª colocação, agora assume o 9º lugar.

O levantamento analisa cinco indicadores de desempenho, sendo eles: ensino (o ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, receita e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (funcionários, estudantes e pesquisa); e transferência de conhecimento.

O ranking de 2022 conta com 197 instituições de 13 países. O Brasil é representado na lista por 67 faculdades, sendo a USP (Universidade de São Paulo) a mais bem colocada, em segundo lugar. Das 10 melhores universidades da América Latina, 6 são brasileiras.

Além da UFMG, as federais de Viçosa, Lavras e Uberlândia também aparecem dentro das 50 melhores faculdades da lista. Confira o ranking:

  1. Pontifícia Universidade Católica do Chile
  2. Universidade de São Paulo (USP)
  3. Universidade de Campinas (Unicamp)
  4. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  5. Instituto de Tecnologia de Monterrey
  6. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  7. Universidade do Chile
  8. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  9. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  10. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Metodologia

O ranking elaborado pela Times Higher Education é o único que avalia as universidades em todas as suas missões principais: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. O ranking de melhores universidades da América Latina utiliza 13 indicadores de desempenho para analisar cada universidade participante.

As universidades são excluídas da lista caso não oferecerem cursos de graduação ou se sua produção e pesquisa for inferior a 200 publicações entre 2017 e 2021. As universidades também podem ser excluídas se 80% ou mais de sua produção de pesquisa for exclusivamente em apenas uma das áreas temáticas.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!