Vale altera circulação de trem e paralisa atividades em minas após temporais

vale minas trem
Trem de passageiros e algumas minas, como a de Brucutu, tiveram atividades comprometidas pelas fortes chuvas (Vale/Divulgação)

As fortes chuvas que atingem Minas Gerais e provocam estragos desde o fim de semana também paralisaram atividades da Vale. A mineradora interrompeu temporariamente a circulação do trem que liga Minas a Vitória, no Espírito Santo. A produção em algumas minas da empresa também foram suspensas por conta dos temporais. Nas duas situações, as medidas foram tomadas para garantir a segurança de passageiros do trem e dos colaboradores da empresa.

“A Vale está tomando todas as medidas necessárias para a retomada das atividades, mantendo o foco nos cuidados necessários para garantir a segurança dos empregados e das comunidades localizadas no entorno de suas estruturas”, diz a Vale em nota enviada à imprensa.

Trem de passageiros

A alteração que muda a circulação do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas começou ontem (9). Depois de realizar algumas mudanças, a empresa decidiu interromper temporariamente a circulação do trem nos dois sentidos.

A Vale explica ainda que os passageiros afetados pelas alterações podem remarcar as viagens ou cancelar as passagens, sem multa, em até 30 dias. Outras informações podem ser solicitadas por meio do Alô Ferrovias, no telefone 0800 285 7000. Por lá, clientes podem tirar dúvidas e enviar sugestões e críticas.

Produção paralisada

Os fortes temporais que atingiram Minas Gerais também levaram à paralisação de parte da produção nas minas da Vale. De acordo com a mineradora, os Sistemas Sul e Sudeste foram comprometidos depois que a circulação de trens foi afetada na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).

A paralisação da EFVM no Sistema Sudeste, no trecho Rio Piracicaba-João Monlevade, impede o escoamento do material da mina de Brucutu e no complexo de Mariana, ambos com “produção suspensa”. Já o trecho Desembargador Drummond-Nova Era sofreu paralisação, mas está em fase de liberação e o Complexo de Itabira não teve a produção afetada.

O Sistema Sul é um dos mais comprometidos, de acordo com a Vale, por conta da interdição de trechos das rodovias BR-040 e MG-030. As duas vias recebem circulação de empregados da mineradora, além de uma delas conter a infraestrutura da frente de lavra das minas. Por conta disso, todos os complexos da região estão temporariamente paralisados.

A Vale informa ainda que o Sistema Norte continua funcionando seguindo o plano de produção, que leva em consideração o impacto sazonal do período chuvoso nas operações.

Nível de emergência

Ao fim do comunicado a respeito do impacto das chuvas, a Vale ressalta ainda que “não houve alteração do nível de emergência em nenhuma de suas estruturas, que são acompanhadas permanentemente por inspeções, manutenções, radares, estações robóticas, câmeras de vídeo e instrumentos, como piezômetros manuais e automáticos”.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!