Temporais atingem Minas e deve chover, em três dias, metade do previsto para o mês

chuva bh
Previsão é de temporais na maior parte do estado (Amanda Dias/BHAZ)

O fim de semana deve ser de chuvas fortes e baixas temperaturas em quase todo o estado mineiro. A previsão é de que somente nos próximos três dias, chova metade do esperado para todo o mês, na maior parte de Minas, incluindo BH e região metropolitana. A Defesa Civil alertou para os riscos dos temporais, incluindo possibilidade de deslizamento.

Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, a previsão é de chuva até o domingo (9), principalmente nas regiões Centro-Oeste, Central e na Zona da Mata do estado. As chuvas podem atingir o volume de 150mm nos próximos três dias, que devem ser os mais chuvosos do mês de janeiro.

A temperatura também não deve aumentar e fica com a máxima de 22ºC na capital mineira, segundo Ruibran. “A frente fria que está atuando na região ganhou intensidade em Minas Gerais, devido a uma baixa pressão no litoral da região Sudeste”, detalha.

Estragos

O período chuvoso já vem causando estragos em BH desde o mês de outubro do último ano. Ao todo, são 132 municípios em estado de emergência por conta das chuvas fortes. Mais de 16.500 pessoas já precisaram deixar suas casas no estado, em função dos estragos ou ameaça de danos causados pelos temporais. As informações são do boletim diário da Defesa Civil de Minas Gerais, publicado nesta sexta-feira (7).

Em BH, três imóveis foram interditados preventivamente pela Defesa Civil no começo desta semana. Os moradores dos imóveis, no bairro União, região Nordeste da capital, foram retirados e levados para casas de parentes. Na ocasião, o Minas Shopping, responsável por uma obra na região, foi notificado e orientado a adotar medidas preventivas de isolamento, mitigação do risco e recuperação do local.

Alerta para deslizamentos

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta para os riscos da chuva, válido até a manhã de sábado (8). Segundo Ruibran, a população deve se precaver e ter atenção nos locais de risco durante os próximos dias. “Estamos com uma sequência de dias de chuva forte, então aumenta muito o risco de deslizamentos, principalmente na região metropolitana de BH”, alerta.

Edição: Vitor Fernandes
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!