Vale vai pagar R$ 3 milhões após disparo acidental de sirene em Minas Gerais

vale sirene
O MP assinou um Termo de Compromisso com a Vale em razão do disparo acidental do alarme em Barão de Cocais e São Gonçalo do Rio Abaixo (Reprodução/Google Street View)

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) assinou, nesta sexta-feira (4), um Termo de Compromisso com a Vale em razão do disparo acidental do sistema de alarme nos municípios de Barão de Cocais e São Gonçalo do Rio Abaixo, em 22 de março.

Na ocasião, o disparo de alerta da barragem Sul de Brucutu (Córrego do Canal), em São Gonçalo do Rio Abaixo, provocou pânico nos moradores da região.

Segundo o MP, o termo garante reforço nas ações de segurança com implementação de Centros de Monitoramento Geotécnico e melhorias do sistema de alerta de sirenes. Além disso, a Vale pagará o valor de R$ 3 milhões que serão revertidos o custeio de projetos de relevância socioambiental na região.

O BHAZ procurou a mineradora para obter um posicionamento sobre o assunto e aguarda o retorno.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!