Vítimas de acidente com ônibus da Buser em Juiz de Fora recebem 15% de desconto ‘para amenizar’

ônibus da buser capotado em juiz de fora
As vítimas do acidente envolvendo um ônibus da Buser receberam 15% de desconto nas próximas viagens ‘para amenizar a experiência’ (CBMMG/Divulgação)

As vítimas do acidente envolvendo um ônibus da Buser nessa terça-feira (10) receberam um e-mail da empresa que oferece 15% de desconto nas próximas viagens “para amenizar a experiência”. Ao BHAZ, a empresa disse que a mensagem foi “enviada por engano” (leia na íntegra abaixo).

O ônibus, que seguia do Rio de Janeiro com destino a Belo Horizonte, tombou na BR-040 em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, durante a madrugada. Segundo o Corpo de Bombeiros, o veículo acabou caindo em um barranco de ao menos 9 metros de altura.

Rafael Lopes, de 27 anos, foi uma das vítimas do acidente. Ele sofreu cortes profundos nos pés e compartilhou com revolta a medida tomada pela Buser nas redes sociais.

“Uma coisa que eu tô indignado é que a gente quase morreu e a Buser mandou um desconto de15% para outra viagem. Não estão respondendo sobre a nossa bagagem, não falaram nada. 15% não vai mudar isso que aconteceu”, declarou.

Mensagem enviada às vítimas por email (Arquivo pessoal)

‘Se não fosse o cinto, eu tinha sido arremessado’

O ônibus transportava 40 pessoas, e três delas foram resgatadas pelos bombeiros com ferimentos. Elas foram conduzidas ao Hospital de Pronto Socorro Dr. Mozart Teixeira. Uma das vítimas deu entrada na unidade em estado grave.

Rafael conta ao BHAZ que estava no Rio de Janeiro para o show do The Weeknd e que pretendia voltar para casa ainda no domingo (8). Ele acabou tendo a passagem cancelada e precisou remarcar para o dia seguinte.

O jovem lembra que após o acidente ele ficou pendurado pelo cinto de segurança. “Se não fosse o cinto, eu tinha sido arremessado pela janela”, declarou.

O analista de marketing disse que ele foi o primeiro a sair do veículo para buscar ajuda. Com a lanterna do celular, que estava apenas com 5% de bateria, ele conseguiu sinalizar outros motoristas que passavam pela via.

“Consegui parar um caminhão e um ônibus, esse foi o primeiro socorro que a gente teve. O motorista do ônibus tinha uma corda e uma lanterna. Ele se amarrou e toda hora descia, trazia alguém, e descia de novo”, relembra.

O que diz a Buser?

Em nota enviada ao BHAZ, a Buser informou que “a mensagem com a informação do desconto foi enviada por engano aos passageiros do grupo. A empresa lamenta o equívoco em uma situação delicada como essa”.

“Desde a manhã da terça-feira (10) a plataforma está atuando no caso, dando todo o suporte às vítimas e suas famílias. Com o apoio da empresa de fretamento parceira e de sua Central de Monitoramento, ela consegue acompanhar remotamente as viagens que são intermediadas pela Buser e intervir quando há situações de alerta” (leia na íntegra abaixo).

Após publicar o vídeo questionando o e-mail da Buser, Rafael recebeu uma mensagem da empresa lamentando o ocorrido. Ainda assim, o rapaz diz que não recebeu nenhum suporte efetivo por parte da Buser.

“O suporte para saber das nossas bagagens, se a gente teria direito a seguro viagem, foi péssimo. Só mandaram mensagem enrolando a gente, passando informação diferente para cada uma das pessoas”, explicou.

Rafael disse que as vítimas estão se mobilizando para mover uma ação contra a Buser, de modo a recuperar a bagagem que estava dentro do ônibus acidentado. “Meu equipamento de trabalho estava lá, minhas câmeras, não sabemos o que fazer”, lamentou.

Nota da Buser na íntegra

A Buser informa que a mensagem com a informação do desconto foi enviada por engano aos passageiros do grupo. A empresa lamenta o equívoco em uma situação delicada como essa.

Desde a manhã da terça-feira (10) a plataforma está atuando no caso, dando todo o suporte às vítimas e suas famílias. Com o apoio da empresa de fretamento parceira e de sua Central de Monitoramento, ela consegue acompanhar remotamente as viagens que são intermediadas pela Buser e intervir quando há situações de alerta.

Por meio da área de experiência do cliente, a empresa está oferecendo ajuda e orientando cada um dos passageiros dentro da sua necessidade, o que inclui apoio hospitalar, logístico e acionamento do seguro-viagem, quando necessário.

A plataforma se solidariza com familiares e amigos das vítimas e reforça que as causas oficiais do acidente estão sendo apuradas em perícia por órgãos competentes, por isso segue no aguardo e colaborando com as investigações.

Edição: Lucas Negrisoli
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

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