Por unanimidade, Alesp aprova cassação de ‘Mamãe Falei’ e ex-deputado deve ficar 8 anos inelegível

mamae falei
A votação ocorreu durante sessão extraordinária e todos os 73 deputados que participaram tiveram voto favorável à perda de mandato do parlamentar (Alesp/Divulgação)

O ex-deputado estadual de São Paulo Arthur do Val (União Brasil), mais conhecido como “Mamãe Falei”, teve a cassação aprovada na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) nesta terça-feira (17). A votação ocorreu durante sessão extraordinária e todos os 73 deputados que participaram tiveram voto favorável à perda de mandato do parlamentar.

De acordo com a Lei da Ficha Limpa, Arthur do Val deverá ficar oito anos inelegível. A cassação vem após a quebra de decoro após a divulgação de áudios sexistas sobre mulheres ucranianas em meio à guerra (relembre aqui).

No último mês, o deputado chegou a renunciar o cargo, mas isso não impediu a tramitação do processo no parlamento paulista, que agora teve seu desfecho oficial. Veja quais deputados votaram pela cassação de “Mamãe Falei”:

(Reprodução/Alesp/Youtube)

Renúncia

No último mês, Arthur do Val (União Brasil) anunciou a renúncia ao cargo de deputado estadual depois de o Conselho de Ética da Alesp decidir pela cassação do “Mamãe Falei”. A quebra de decoro parlamentar foi apontada após o vazamento de áudios em que o youtuber fala sobre refugiadas ucranianas.

Além de perder o mandato, Arthur do Val também teve o fim do relacionamento causado pelo vazamento dos áudios. Pelas redes sociais, a namorada de Arthur do Val, Giulia Blagitz, compartilhou uma foto ao lado dele e, na legenda, afirma que a vida os levou a caminhos diferentes. A publicação foi feita um dia após a divulgação das falas do político.

Na ocasião, o Podemos, partido anterior de Arthur, também anunciou a desfiliação do parlamentar, a pedido dele. Por meio de nota, o partido declarou que “não tolera sexismo ou qualquer tipo de comportamento preconceituoso de seus filiados”. A presidente do Podemos, deputada federal Renata Abreu, classificou as declarações de Arthur do Val como “gravíssimas e inaceitáveis”.

Relembre os áudios

No dia 4 de março, o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, divulgou com exclusividade uma série de áudios atribuídos a Arthur do Val e dirigidos a membros do MBL (Movimento Brasil Livre). Nas conversas, o político se refere às refugiadas da Ucrânia com declarações machistas e chega a insinuar que as ucranianas “são fáceis, porque são pobres”.

“Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”, diz o ex-deputado, que é pré-candidato ao governo de São Paulo.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!