Bolsonaro confirma presença no funeral da rainha Elizabeth 2ª em Londres

Bolsonaro
Presidente havia dito que já avaliava a ida a Londres (Alan Santos/PR)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) estará presente no funeral da rainha Elizabeth 2ª, em Londres, na Inglaterra, no dia 19 de setembro. A monarca morreu na última quinta-feira (8), aos 96 anos de idade.

A ida do mandatário foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores ao BHAZ. De acordo com a pasta, a Embaixada do Brasil em Londres recebeu o convite para o funeral no sábado (10). Já no domingo (11), Bolsonaro “orientou o Itamaraty a responder positivamente ao convite”.

Segundo o Poder360, desde o dia da morte da rainha Elizabeth 2ª, a equipe do presidente avaliava a possibilidade de que ele fosse ao funeral antes de viajar para os Estados Unidos. Lá, ele vai participar da 77ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

Antes do falecimento da monarca, a previsão era de que Bolsonaro viajasse para os EUA no próximo domingo (18), para fazer o discurso no evento no dia 20 de setembro. Agora, ainda de acordo com o Poder360, o presidente deve viajar entre os dias 17 e 18 deste mês para Londres.

Funeral da rainha

Jair Bolsonaro havia dito à CNN, no sábado, que já avaliava a ida a Londres para o funeral da rainha. “De acordo com o horário e dia, pode ser que eu vá. Na outra semana, eu tenho dois dias nos Estados Unidos, abertura dos trabalhos da ONU, vou me fazer presente”, disse.

“Se coincidir a véspera ou a despedida da rainha, há essa possibilidade de eu ir para o Reino Unido e participar do adeus a essa mulher que foi mais que uma rainha para aquele povo. Foi um exemplo para todos nós do mundo, até mesmo durante a sua visita em 68 ao Brasil, deixa saudades até hoje”, completou.

O funeral acontecerá às 11h do dia 19, no horário de Londres, na Abadia de Westminster. A cerimônia será televisionada e o Estado decretará dois minutos de silêncio em todo o Reino Unido.

Em seguida, Elizabeth 2ª será enterrada no Castelo de Windsor, a oeste de Londres. A monarca, que governou o Reino Unido por 70 anos, morreu em seu palácio na Escócia, residência oficial de repouso.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!