Bolsonaro volta atrás e confirma presença em entrevista ao Jornal Nacional no Rio

Bolsonaro e Jornal Nacional
Sabatina de Bolsonaro no jornal foi marcada para o dia 22 de agosto (Reprodução/@jornalnacional/Twitter + Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Após o Jornal Nacional anunciar o cancelamento da entrevista com o presidente Jair Bolsonaro (PL), na madrugada de hoje (5), ele voltou atrás e confirmou presença. A sabatina havia sido cancelada depois que o mandatário teria exigido que ela fosse feita no Palácio da Alvorada, em Brasília, e não nos estúdios Globo.

De acordo com a emissora, a assessoria de Bolsonaro entrou em contato nesta manhã e informou que as mensagens enviadas anteriormente, pedindo que a entrevista fosse realizada no Alvorada, eram apenas para manifestar uma preferência.

A equipe esclareceu que o candidato à reeleição, na verdade, não se recusava a ir ao Rio de Janeiro para a entrevista. Dessa forma, a Globo confirmou a sabatina de Bolsonaro no Jornal Nacional, marcada para o dia 22 de agosto.

Confira as datas das entrevistas com cada candidato à Presidência:

  • 22/8 (segunda) – Jair Bolsonaro (PL)
  • 24/8 (quarta) – Ciro Gomes (PDT)
  • 25/8 (quinta) – Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
  • 26/8 (sexta) – Simone Tebet (MDB)

Entenda

Horas após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) confirmar a presença de Jair Bolsonaro na entrevista ao Jornal Nacional, a Globo informou que a participação do candidato à reeleição estava cancelada.

De acordo com a Globo, foram convidados os cinco candidatos mais bem colocados na pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Datafolha em 28 de julho: Lula (PT), Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante). O último anunciou ontem a desistência da candidatura para apoiar o petista.

Após sorteio para definição da ordem e da data das entrevistas, Lula, Ciro Gomes e Simone Tebet confirmaram presença até o prazo estipulado. William Bonner e Renata Vasconcellos vão conduzir as sabatinas ao vivo, direto dos estúdios da emissora, no Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com o Jornal Nacional, Jair Bolsonaro não teria aceitado as regras da entrevista. A assessoria do presidente teria condicionado a concessão da sabatina à realização dela no Palácio da Alvorada.

“Depois das eleições de 2014, porém, a Globo decidiu que sempre realizaria as entrevistas de todos os candidatos à Presidência da República em seus estúdios, de forma a demonstrar que todos os candidatos são tratados em igualdade de condições”, esclareceu a emissora.

A Globo ainda afirma que a regra não foi contestada pela assessoria de Bolsonaro quando ele foi convidado para entrevistas no g1 e na GloboNews. Dessa forma, a emissora rejeitou o pedido.

“No fim da noite de quinta-feira, a assessoria de Bolsonaro enviou e-mail reiterando a disposição de conceder a entrevista, desde que ela seja realizada no Alvorada, alegando para isso compromissos de campanha anteriormente assumidos. Diante das regras anunciadas reiteradas vezes, a Globo rejeitou o pedido e, por isso, a entrevista não será realizada”, completou.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!