Lula tem 44% das intenções de voto contra 31% de Bolsonaro, aponta pesquisa BTG/FSB

Urna
Cenário é de intenção de voto estimulada (Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

Uma pesquisa do BTG Pactual em parceria com o Instituto FSB, divulgada nesta segunda-feira (25), aponta para um cenário de prevalência de intenções de voto no ex-presidente Lula (PT) nas eleições deste ano. O petista tem 44% das intenções, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 31%.

No último levantamento encomendado pelo banco, divulgado em 11 de julho, Lula aparecia com 41% das intenções de voto, apresentando um crescimento acima da margem de erro. Já Bolsonaro foi de 32% para 31%, dentro da margem de erro de dois pontos.

O cenário é de intenção de voto estimulada, quando os candidatos são apresentados ao entrevistado antes da resposta. Depois de Lula e Bolsonaro, aparece Ciro Gomes (PDT), com 9% das intenções. Atrás dele estão Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante), com 2%, e os outros candidatos ficaram com 1% ou não pontuaram.

Ainda segundo a pesquisa, 5% dos entrevistas disseram não votar em nenhum dos pré-candidatos, 2% declaram voto branco ou nulo, e 3% não souberam responder. Ao todo, 75% disseram que a decisão de voto no primeiro turno já está tomada e não vai mudar, enquanto 24% disseram que a escolha ainda pode mudar.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto FSB Pesquisa, por telefone, entre os dias 22 e 24 de julho. Ao todo, 2 mil eleitores foram entrevistados, e a margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!