Datafolha em Minas: Zema tem 56% dos votos válidos; Kalil aparece com 35%

zema kalil pesquisa
Zema está a frente de Kalil e pode ser reeleito ainda em primeiro turno, segundo Datafolha (Henrique Coelho + Amanda Dias/BHAZ)

Na véspera das eleições, o governador Romeu Zema (Novo) aparece com 56% dos votos válidos, segundo pesquisa do Datafolha divulgada hoje (1º). Alexandre Kalil (PSD) vem na sequência com 35%.

No último levantamento, o atual chefe do Executivo estadual estava com 57%, enquanto seu adversário marcava 34% das intenções de voto.

Possível reeleição em primeiro turno

De acordo com a pesquisa do instituto, realizada nessa sexta-feira (30) e hoje, Zema pode ser reeleito já em primeiro turno.

O terceiro colocado é o senador Carlos Viana (PL), que segue com os mesmos 5% da pesquisa anterior. Vanessa Portugal (PSTU), Renata Regina (PCB) e Marcus Pestana (PSDB) marcaram 1% cada.

Contando os votos totais, Zema tem 49%, enquanto Kalil aparece com 32%. Os indecisos somam 8%, enquanto brancos e nulos são 5%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram ouvidas 2.650 pessoas. O cenário dos votos válidos exclui os brancos e nulos e são usados pela Justiça Eleitoral para o resultado final das eleições. A pesquisa do Datafolha foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MG-04343/2022.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!