Deputado mineiro faz vídeo ameaçando Lula com arma e PT diz que vai denunciá-lo à Comissão de Ética

Cabo Junio Amaral
No vídeo, parlamentar carrega arma de fogo enquanto diz esperar visita do ex-presidente em casa (Reprodução/@cabojunioamaral/Twitter)

O deputado federal Cabo Junio Amaral (PL-MG) publicou nessa terça-feira (5) um vídeo no qual carrega uma arma de fogo enquanto diz esperar uma visita do ex-presidente Lula em casa. O PT informou que vai ingressar com uma ação de notícia-crime contra o parlamentar na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados.

Por meio de nota, o partido repudiou a publicação do deputado bolsonarista. “A fala de Junio Amaral é criminosa, incita a violência e fere o decoro dos parlamentares. Como deputado federal, deveria agir como um defensor da Constituição e dar o exemplo de civilidade”, diz o comunicado.

“O PT preza pela política feita no campo das ideias, dentro dos preceitos da democracia. O partido defende a paz, o diálogo, a liberdade de expressão e o direito à realização de manifestações pacíficas e respeitosas”, completa.

Ameaça

O vídeo publicado por Junio Amaral é uma resposta a declarações feitas pelo ex-presidente feita na segunda-feira (4) em evento de lançamento da Plataforma da CUT (Central Única dos Trabalhadores) para as eleições de 2022, na sede do movimento, em São Paulo.

Durante discurso, Lula sugeriu que fosse feito um “mapeamento” dos endereços dos parlamentares, já que, segundo ele, atos em frente ao Congresso “não movem uma pestana de um deputado”.

“Se a gente pegasse, mapeasse o endereço de cada deputado e fossem 50 pessoas para a casa desse deputado. Conversar com a mulher dele, o filho dele, incomodar a tranquilidade dele”, disse o petista no trecho incluído pelo parlamentar na publicação.

Depois de exibir a declaração do ex-presidente, Cabo Junio Amaral aparece no vídeo carregando a arma de fogo, enquanto passa o próprio endereço para Lula. “Eu moro em Contagem, que inclusive é governada pelo PT, no bairro Cabral. Na rua principal, que deve ter de 10 a 15 buracos, por volta do oitavo buraco, você pega a esquerda. Ali é minha rua, que também deve ter de 10 a 15 buracos”, diz.

“Por volta do 11º, 12º buraco, você deve ver a minha casa. Pergunta a Marília [Campos, prefeita de Contagem], ela conhece os buracos do Cabral, pode te orientar. E eu vou esperar vocês lá, tanto sua turma quanto você. Vai lá conversar com a minha esposa, com a minha filha, vocês serão muito bem-vindos”, finaliza o deputado, com a arma carregada.

O que diz o deputado?

Procurado pelo BHAZ, o deputado Cabo Junio Amaral afirmou que o vídeo não é uma ameaça, e sim uma “resposta à ameaça que Lula fez a deputados que não são da sua facção”. Ele argumenta que “apenas avisou” que não submeteria a família a qualquer risco que “algum dos terroristas” queiram criar.

O parlamentar também defende que não há no vídeo qualquer fato que caiba inquérito e imputação de alguma ilegalidade. “O artigo 24 do CP [Código Penal] me garante defesa proporcional a mim e minha família. Além da casa ser asilo inviolável de qualquer cidadão, conforme a CF [Constituição Federal]”, finaliza.

O artigo 24 do CP diz respeito ao estado de necessidade, quando não há crime. “Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se”, diz a legislação.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!