Esplanada dos Ministérios é bloqueada após caminhoneiros tentarem invadir para o 7 de Setembro

Esplanada bloqueada
Trânsito de caminhões na Esplanada estava proibido desde sábado (José Cruz/Agência Brasil)

A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, precisou ser bloqueada após caminhoneiros tentarem invadir a área, restrita para este tipo de veículo. O bloqueio se deu na noite dessa quinta-feira (5), quando os motoristas já se preparavam para os atos de 7 de Setembro, Dia da Independência.

Pessoas envolvidas na segurança preparada para os atos disseram à Folha que mais de dez caminhões com apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) tentaram driblar as proibições e entrar no local. A Secretaria da Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), então, decidiu restringir a Esplanada

Ainda segundo o jornal, a restrição oficial do acesso estava prevista para começar à meia-noite desta terça-feira (6), mas o trânsito de caminhões na Esplanada dos Ministérios estava proibido desde sábado (3).

“O fechamento antecipado da área teve como objetivo impedir a permanência e fluxo de veículos no local, para montagem das estruturas do desfile cívico e demais ações de segurança previstas. O acesso a pé segue liberado”, informou a SSP/DF em nota.

De acordo com o órgão, o grupo de caminhoneiros foi orientado, na altura da Rodoviária do Plano Piloto, que a Esplanada estaria bloqueada por questões de segurança. “O grupo seguiu, de forma pacífica, sentido Eixão Sul”, diz o comunicado (leia na íntegra abaixo).

Desvio

Os caminhões teriam passado pelo Eixo Monumental, em direção à Esplanada dos Ministérios, por volta das 20h de ontem. Os motoristas buzinavam e acenavam pela janela ao fazer o trajeto.

Após a circulação na Esplanada ser bloqueada, os caminhoneiros seguiram para Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, onde também estavam vários outros apoiadores de Bolsonaro que saíram de diferentes partes do país para os atos em Brasília.

Lá, segundo a Folha, eles organizaram um churrasco, tiraram fotos com os policiais e cantaram jingles do presidente.

A Polícia Militar do DF ainda informou que as vias bloqueadas só serão liberadas para o trânsito de veículos “após a finalização dos atos previstos, de forma que seja garantida a segurança de todos”.

Segurança reforçada

Com a chegada de caravanas que partiram de vários estados em direção ao DF, a segurança em Brasília já começa a ser reforçada em preparação para o 7 de setembro. De acordo com o Metrópoles, militantes bolsonaristas calculam que há entre 300 e 600 ônibus que já chegaram ou estão a caminho do local.

Ainda segundo o portal, o STF (Supremo Tribunal Federal) também já elaborou um plano para minimizar riscos de ataques durante o desfile. A Corte é um dos principais alvos de ataques por parte dos bolsonaristas e do próprio presidente da República.

O efetivo policial que atuará no local é 70% maior em comparação com 2021. A agenda dos ministros também não será divulgada, e eles contarão com escolta de agentes da Polícia Judicial.

O protocolo da SSP/DF para o dia também inclui intervenções no trânsito, policiamento, atendimentos de emergência e registros de ocorrências, além de listar os tipos de objetos que terão circulação proibida nos locais da festa.

Segundo a secretaria, câmeras de vídeo estarão espalhadas em locais estratégicos da área central de Brasília para fornecer imagens em tempo real. Haverá também monitoramento de redes sociais, que contarão com a ajuda de profissionais da área de inteligência.

Nota da SSP/DF

“A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) informa que o acesso à Esplanada dos Ministérios foi bloqueado preventivamente, no início da noite dessa segunda-feira (5), conforme possibilidade prevista no planejamento inicial.

O fechamento antecipado da área teve como objetivo impedir a permanência e fluxo de veículos no local, para montagem das estruturas do desfile cívico e demais ações de segurança previstas.  O acesso a pé segue liberado.  

Um grupo de caminhoneiros que se dirigia à região foi orientado, na altura da Rodoviária do Plano Piloto, da impossibilidade de acessar e permanecer no local, por questões de segurança. O grupo seguiu, de forma pacífica, sentido Eixão Sul.

A SSP/DF destaca que assim como em todos os eventos e manifestações na Esplanada, conforme protocolo, por questão de segurança do público, não é permitida a circulação de veículos e pessoas no mesmo local”.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!