Comandante do Exército é acusado de pressionar STF sobre habeas corpus de Lula; web reage

Declarações foram feitas na conta do Twitter

Publicações do general-comandante Eduardo Villas Bôas sobre o julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), que será realizado nesta quarta-feira (4) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), repercutem na web ao longo das últimas horas.

Na noite dessa terça (3), o general questionou por meio do Twitter se alguém “está preocupado apenas com interesses pessoais”. Na sequência ele postou que o “Exército Brasileiro julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade”, fazendo alusão ao julgamento de Lula.

O conteúdo das publicações causou espanto em alguns, visto que poderia ser uma forma de pressionar os magistrados do STF para não conceder o habeas corpus ao petista.

Para Rodrigo Janot, ex-procurador-geral da República, as publicações do general não foram boas. “Se for o que parece, outro 1964 será inaceitável. Mas não acredito nisso realmente”, disse.

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) acusou o general de “chantagear o STF” defendendo assim sua posição. Ao contrário dele, o presidenciável Jair Bolsonaro foi ao encontro do que disse o general e afirmou que “o partido do Exército é o Brasil”.

A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, disse que seu partido defende o combate à impunidade e o respeito à Constituição. “O respeito à Constituição implica na garantia da presunção de inocência”.

Ministro tranquiliza população

Em entrevista ao “O Globo” o ministro interino da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, disse que Villas Boas não defendeu o uso da força e que por conta disso a população “pode ficar tranquila”.

O STF retomará a partir das 14h o julgamento do habeas corpus no qual a defesa de Lula tenta impedir eventual prisão após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça Federal.

TRF-4 ‘curte’ post de general

Um dos posts do comandante do Exército foi curtido pela conta oficial do Tribunal Regional Federal da 4ª Região no Twitter. Horas depois, o TRF-4 informou pela rede social que “não se manifestou por meio de curtida em nenhum tuíte nos dias 02 e 03 de abril”.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!