Índice cai, mas 73% dos brasileiros ainda confiam nas urnas eletrônicas, aponta Datafolha

Urna eletrônica
Confiança nas urnas eletrônicas ainda é predominante entre a população brasileira (Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

Apesar de ter caído desde março, a confiança nas urnas eletrônicas ainda é predominante entre a população brasileira. Pesquisa divulgada pelo Datafolha nessa sexta-feira (27) revela que 73% dos brasileiros confiam no sistema usado nas eleições.

De acordo com o levantamento, 24% das pessoas consultadas afirmaram não confiar nas urnas eletrônicas, e outros 2% não souberam responder. A pesquisa ouviu 2.556 pessoas presencialmente em 181 cidades do país, nessa quarta (25) e quinta-feira (26).

Entre aqueles que confiam no sistema, 42% disseram confiar muito, e 31% confiam um pouco. O índice de confiança teve uma queda em relação a março, quando outra pesquisa Datafolha apontou que 82% dos brasileiros confiavam na urna eletrônica, enquanto 17% disseram não confiar.

Gráfico
Variação da confiança na urna eletrônica (Reprodução/Folha de S. Paulo)

A pesquisa, contratada pelo jornal Folha de S. Paulo, tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Ela ainda analisou a confiança entre os eleitores de diferentes pré-candidatos à presidência da República.

Entre os eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL), que frequentemente questiona a integridade do sistema, 20% disseram que confiam muito, 38% disseram que confiam pouco e 40% não confiam. Já entre eleitores do ex-presidente Lula (PT), a confiança nas urnas eletrônicas é maior: 54% confiam muito, 29% confiam pouco e 16% disseram não confiar.

O atual mandatário foi questionado, nessa quinta-feira (26), se vai aceitar o resultado das eleições com urnas eletrônicas mesmo se não for reeleito. Bolsonaro, no entanto, não respondeu a pergunta. “Democraticamente, eu espero eleições limpas”, disse em conversa com jornalistas em Brasília.

Pesquisa eleitoral

O Datafolha também divulgou ontem o resultado de mais uma pesquisa eleitoral. O levantamento aponta que, em cenário que considera apenas os votos válidos, o ex-presidente Lula venceria o presidente Jair Bolsonaro no 1º turno. Lula teria 54% contra 30% do atual chefe do Executivo. Os votos válidos excluem os brancos e nulos.

No cenário com 13 candidatos, incluindo votos brancos e nulos, Lula tem 48% das intenções de voto e Bolsonaro, 27%. Ciro Gomes (PDT) chega a 7% e André Janones (Avante) e Sime Tebet (MDB) marcam 2% cada um. Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) aparecem com 1% cada. Os outros candidatos não pontuaram.

Lula (PT): 48%
Jair Bolsonaro (PL): 27%
Ciro Gomes (PDT): 7%
André Janones (Avante): 2%
Simone Tebet (MDB): 2%
Pablo Marçal (Pros): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 1%
Em branco/nulo/nenhum: 7%
Não sabe: 4%
Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!