Ipespe/Abrapel: Lula tem 44% das intenções de voto contra 36% de Bolsonaro

lula e bolsonaro
Segunda rodada da pesquisa Ipespe deste mês aponta para manutenção da liderança do ex-presidente Lula (Reprodução/@ricardostuckert/Instagram + Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Pesquisa Ipespe/Abrapel divulgada neste sábado (10) aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 44% das intenções de voto nas eleições deste ano. O atual presidente, Jair Bolsonaro, tem 36% das intenções, seguido por Ciro Gomes (PDT), com 8%.

Na pesquisa estimulada, Simone Tebet (MDB) ainda aparece com 5% das intenções de voto. Felipe D’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke têm 1% cada.

Veja abaixo:

  • Lula: 44%
  • Jair Bolsonaro: 36%
  • Ciro Gomes: 8%
  • Simoene Tebet: 5%
  • Felipe D’Ávila: 1%
  • Soraya Thronicke: 1%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 3%
  • Não sabem/Não responderam: 2%

Pesquisa espontânea

Já na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes dos candidatos, Lula larga na frente com 40% ante 34% de Bolsonaro. Ciro aparece em terceiro lugar, com 5%, seguido por Simone Tebet, com 3%.

Os que pretendem votar branco ou nulo neste cenário são 4%, e os que não sabem ou não responderam são 14%.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno, 52% dos eleitores consultados disseram ter intenção de votar em Lula. Os que pretendem votar em Jair Bolsonaro são 39%. Já 7% afirmam que votarão em nenhum dos dois, branco ou nulo, enquanto 2% não sabem ou não responderam.

Avaliação de governo

36% dos entrevistados avaliam o governo Bolsonaro como ótimo ou bom, contra 45% dos que o consideram ruim ou péssimo. O meio termo é composto por 19% dos respondentes, que avaliam o governo como regular.

No que tange à pandemia de Covid-19, 56% têm a percepção de que a economia caminhou de maneira errada, ante 37% dos que avaliam o tema positivamente. A mesma porcentagem de eleitores desaprova e aprova a atuação do governo Bolsonaro, respectivamente.

Em contrapartida, 55% avaliaram a atuação de Lula quando presidente como ótima ou boa. 26% consideram ruim ou péssima, enquanto 18% avaliam a gestão como regular.

Pesquisa Ipespe

A segunda rodada da Pesquisa Ipespe consultou 1.100 eleitores com 16 anos ou mais, com entrevistas realizadas através do Sistema CATI IPESPE entre 7 e 9 de setembro. A margem de erro máximo estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,45%.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!