Lula tem 45% das intenções de voto contra 34% de Bolsonaro, aponta Ipespe

Lula e Bolsonaro
Lula ganha na Austrália, Nova Zelândia e China; Bolsonaro leva a melhor no Japão, Taiwan e Grécia. (Ricardo Stuckert/Lula + Alan Santos/PR)

Uma nova pesquisa divulgada nesta sexta-feira (3) pelo Ipespe aponta para uma manutenção da liderança do ex-presidente Lula (PT) nas intenções de voto para as eleições de 2022. De acordo com o levantamento, o petista tem 45% das intenções, contra dos 34% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), mesmo com a saída de João Doria (PSDB) da disputa.

Atrás dos dois pré-candidatos, estão Ciro Gomes (PDT), com 9%, e Simone Tebet (MDB), com 3%. André Janones (Avante), Vera (PSTU) e Pablo Marçal (Pros), todos têm 1% da intenção de votos, e 7% dos entrevistados não escolheram nenhum candidato.

Na simulação de segundo turno, o ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro mantiveram o percentual de eleitores registrado na semana anterior na última pesquisa Ipespe: 53% e 35%, respectivamente.

O instituto realizou mil entrevistas de abrangência nacional, nos dias 30 e 31 de maio e 1 de junho. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais.

A pesquisa ainda conta com as características elencadas pelos eleitores como as mais importantes para o próximo presidente. Honestidade ficou no topo da lista (81% dizem ser muito importante), seguida pela preocupação com as pessoas (77%), competência (72%), inteligência (66%), equilíbrio (65%), pulso firme (60%), ideias novas e modernas (59%) e experiência (59%).

Avaliação do governo Bolsonaro

Comparado à última pesquisa Ipespe, o cenário se mantém estável, mas a quantidade de eleitores que avaliam mal o governo de Jair Bolsonaro caiu. O grupo que que considera a gestão como ruim ou péssima foide 51% para 50%, em um recuo acumulado de 5 pontos percentuais desde o início de 2022.

Entre os levantamentos do instituto, esta é melhor marca para governo desde junho de 2021. Os que consideram a administração como boa ou ótima ficaram estáveis em 31%, enquanto os que a avaliam como regular oscilaram de 17% na semana anterior para 18% agora.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!