‘Deepfake’: Jornal Nacional desmente vídeo manipulado para desinformar eleitores

jornal nacional desmente deepfake
Vídeo falso afirma que Jair Bolsonaro estaria na frente pela disputa presidencial deste ano (Jornal Nacional/Divulgação)

O Jornal Nacional dessa segunda-feira (19) desmentiu um vídeo manipulado, que mostra o que seria o apresentador William Bonner falando que o presidente Jair Bolsonaro (PL) estaria à frente nas pesquisas de intenções de voto.

A edição explicou que o conteúdo do JN foi adulterado com o uso de “deepfake”, tecnologia que permite, por exemplo, alterar o movimento dos lábios e inserir trechos de áudio desconexos a fim de mudar o que está sendo dito por alguém em um vídeo.

Segundo o jornal, o vídeo manipulado, que anunciava o atual presidente na liderança das pesquisas, foi amplamente compartilhado em redes sociais e aplicativos de mensagens.

No entanto, os apresentadores destacaram que, desde os primeiros levantamentos de Ipec e Datafolha, após o início oficial das eleições, Lula (PT) sempre esteve à frente de Jair Bolsonaro (PL)

‘Afronta à democracia brasileira’

“A distribuição desses vídeos falsos coincidiu com declarações públicas do candidato Bolsonaro, em que despreza as pesquisas eleitorais dos institutos Ipec e Datafolha e afirma, sem nenhuma base nos fatos, que qualquer resultado nas urnas que não seja a vitória dele em primeiro turno significará que algo errado terá ocorrido no TSE”, disse o âncora William Bonner.

Ele acrescenta: “Levantar suspeitas sobre a justiça eleitoral é uma afronta à democracia brasileira e deve ser denunciada”.

Confira o vídeo na íntegra, em que Renata Vasconcellos e Bonner desmentem o conteúdo que usou deepfake:

Nova Pesquisa Ipec

Pesquisa Ipec, divulgada nessa segunda-feira (19), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu 1 ponto percentual nas intenções de voto. Já o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), manteve a mesma porcentagem em relação ao levantamento anterior há uma semana.

Segundo a pesquisa, Lula tem 47% das intenções de voto (na semana passada, eram 46%) e Bolsonaro aparece na sequência, com 31%.

Na terceira posição aparece Ciro Gomes (PDT), com 7% das intenções de voto. Ele manteve o índice da pesquisa anterior. Simone Tebet (MDB) tinha 4% e agora chega a 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) continua com 1%.

Em um possível segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista vence com 54% contra 35% de acordo com o novo levantamento. O Ipec informa que ainda não é possível afirmar se Lula pode ou não vencer a eleição no primeiro turno.

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!