Lula anuncia cinco primeiros ministros que vão compor novo governo no Brasil

Lula e Haddad
Fernando Haddad foi confirmado para o Ministério da Fazenda (Ricardo Stuckert/Divulgação)

O presidente eleito Lula (PT) anunciou, nesta sexta-feira (9), os primeiros ministros confirmados para compor o governo federal a partir de 2023.

Entre eles, destacam-se os nomes de Fernando Haddad no Ministério da Fazenda, Rui Costa à frente da Casa Civil, e Flávio Dino no Ministério da Justiça.

Cobrado pela falta de mulheres, pessoas negras e indígenas entre os ministros já anunciados, Lula se manifestou. “Quando se monta um governo, você olha o conjunto da sociedade brasileira. Os companheiros que foram anunciados hoje são pessoas que estão aptas para exercer a função”, começou.

“Teremos outros ministérios, com mulheres, negros e negras, indígenas. Teremos um governo com a cara do Brasil”, completou o presidente eleito no Twitter.

Confira quem são os ministros anunciados pelas redes sociais de Lula até então:

Fernando Haddad – Ministério da Fazenda

Candidato ao governo de São Paulo nas eleições 2022, Fernando Haddad já era considerado favorito para assumir o Ministério da Fazenda.

Haddad já foi ministro da Educação entre 2005 e 2012, durante os governos de Lula e de Dilma Rousseff (PT). Ele é formado em direito e é mestre em economia.

Rui Costa – Casa Civil

O próximo ministro da Casa Civil será Rui Costa (PT), atual governador da Bahia. Ao deixar o cargo, ele elegeu o aliado Jerônimo Rodrigues (PT) para sucedê-lo à frente do estado.

José Múcio – Ministério da Defesa

José Múcio, ministro da Defesa escolhido por Lula, é ex-ministro do TCU (Tribunal de Contas da União).

As Forças Armadas fazem parte da estrutura do ministério, e pela primeira vez desde 2018, elas voltarão a ser comandadas por um civil, não por um militar.

Flávio Dino – Ministério da Justiça e Segurança Pública

O novo ministro da Justiça e Segurança Pública é Flávio Dino (PSB), ex-governador do Maranhão. Antes, foi juiz federal e deputado federal pelo Maranhão.

Lula contrariou uma promessa de campanha ao manter o Ministério da Justiça e Segurança Pública como um só, sem separar as pastas.

Mauro Vieira – Ministério das Relações Exteriores

Mauro Vieira já foi ministro das Relações Exteriores entre 2015 e 2016, no governo Dilma, e agora retorna ao mesmo cargo na gestão de Lula.

Embaixador do Brasil na Croácia desde 2018, o diplomata também já foi nomeado pelo ex-presidente Michel Temer para o cargo de representante permanente do Brasil na ONU (Organização das Nações Unidas).

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!