Saiba teor da conversa entre Lula e Biden, presidente dos Estados Unidos

Lula veste terno cinza e camisa e segura microfone em uma palestra
Lula conversou com o presidente dos Estados Unidos Joe Biden

No dia seguinte à vitória no segundo turno das eleições, Luiz Inácio Lula da Silva, eleito presidente do Brasil, conversou por telefone com Joe Biden, ocupante da cadeira presidencial dos Estados Unidos. No domingo, horas depois do encerramento da apuração, a Casa Branca já havia se posicionado, mas problemas técnicos impediram o diálogo entre os dois.

Na ligação de hoje, Biden e Lula conversaram sobre temas comuns aos dois países, como o combate às mudanças climáticas, a fome, a promoção da inclusão e da democracia e a migração. Além disso, segundo a Casa Branca, Biden teceu elogios “à força das instituições democráticas do Brasil após eleições livres, justas e confiáveis”.

Das quatro pautas discutidas pelos dois na primeira conversa, o enfrentamento às mudanças climáticas é um tema que une ambos os presidentes. Joe Biden reconhece a importância da Amazônia e Lula já sinalizou que a diminuição do desmatamento é tema chave do seu terceiro mandato. Inclusive, sua discussão deve envolver a participação de Marina Silva, apoiadora de Lula no segundo turno da eleição.

Já a fome é pauta cara a Lula. O presidente eleito chegou a criar políticas públicas para diminuição da extrema pobreza no Brasil, como o Bolsa Família e o Fome Zero e, com isso, atingiu o objetivo de eliminar o país do mapa da fome.

A migração, por sua vez, é um tema que é caro aos estadunidenses, e a quantidade de brasileiros rumando em direção ao país é crescente pós-pandemia.

Além de Biden, Lula falou com presidente da Argentina

Além do telefonema de Biden e as mensagens de outros chefes de Estado, Lula teve sua primeira agenda oficial como futuro presidente do Brasil. O petista se reuniu com o presidente da Argentina, Alberto Fernández em um hotel na avenida Paulista, em São Paulo.

Fernández publicou um breve vídeo em sua conta no Twitter em que aparece abraçando Lula. “Todo meu amor, admiração e respeito, querido companheiro. Temos um futuro que nos abraça e nos convoca”, escreveu o presidente argentino na publicação.

Ontem (30), Fernández, assim como outros líderes mundiais, cumprimentou Lula pela vitória no segundo turno das eleições presidenciais. “Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina”, escreveu também no Twitter. “Aqui tem um companheiro para trabalhar e sonhar”, disse.

O presidente eleito disse que sua primeira viagem oficial será ao país vizinho, que, no governo Bolsonaro, diminuiu os movimentos comerciais com o Brasil.

Pedro Rocha Franco[email protected]

Pedro Rocha Franco é jornalista desde 2007 e estudante de ciências sociais. Foi repórter do jornal Estado de Minas, editor do portal O Tempo e head de digital da Itatiaia. Hoje é gerente executivo do BHAZ. Além disso, colaborou com UOL e Repórter Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!