Com 41%, Lula segue na liderança pela corrida presidencial; Bolsonaro tem 32%, aponta pesquisa BTG/FSB

Lula Bolsonaro
Lula consegue manter liderança em nova pesquisa eleitoral (José Cruz/Agência Brasil + Marcos Corrêa/PR)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa presidencial, segundo pesquisa BTG/FSB divulgada hoje (25). O petista está com 41% das intenções de voto, e Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 32%, no cenário atual com 12 pré-candidatos aos cargo. Ciro Gomes (PDT) vem em seguida, com 9%.

Na sequência da pesquisa, aparecem o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) e o deputado federal André Janones (Avante) com 3%. A senadora Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU) pontuam com 1%. José Maria Eymael (DC), o deputado federal Felipe D’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil) e Leonardo Péricles (UP) não alcançaram índices para pontuar. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A última pesquisa, divulgada em março, trazia Sergio Moro (União Brasil), ex-ministro da Justiça e Segurança Pública. Com isso, não é possível fazer comparações precisas com o cenário atual. Naquela época, Lula era líder com 43% das intenções de voto, e Moro aparecia com 9%.

Segundo turno

Para o segundo turno, Lula vence em todos os cenários em que está presente. Contra Bolsonaro, que é o principal cenário atualmente, ele aparece com 52%, enquanto o atual chefe do Executivo tem 37%. Quem não escolheu nenhum dos dois representa 6%, brancos e nulos são 3% e não sabe/não respondeu aparecem com 1%.

A pesquisa ouviu 2 mil eleitores de 16 anos ou mias entre os dias 22 e 24 de abril. Todas as entrevistas foram realizadas via telefone. O índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi feita pelo Instituto FSB, contratada pelo banco BTG Pactual e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número de protocolo BR-04676/2022.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!