Moro critica Arthur do Val após vazamento de áudio: ‘Jamais dividirei meu palanque’

moro e mamae falei
Pré-candidato repudiou as falas do colega de partido (Reprodução/@sf_moro/Instagram)

O ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) fez duras críticas às falas do deputado estadual Arthur do Val (Podemos), conhecido como “Mamãe Falei”. O pré-candidato à presidência disse que o conteúdo do áudio vazado é “inaceitável” e que não dividirá palanque com pessoas que têm esse comportamento.

O repúdio de Moro se refere às declarações machistas de Arthur em relação às mulheres da Ucrânia. No áudio vazado pelo colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, ele chegou a insinuar que as ucranianas “são fáceis porque são pobres”. “As declarações são incompatíveis com qualquer homem público”, disse o ex-juiz em nota oficial.

“Tenho uma vida pautada pela correção e pelo respeito a todos – tanto no campo público quanto na vida privada. Portanto, jamais comungarei com visões preconceituosas, que podem inclusive ser configuradas como crime”, acrescenta.

Além de lamentar as declaração, Sérgio Moro também cobrou um posicionamento do Podemos, onde ele e Arthur do Val estão filiados. “Espero que meu partido se manifeste brevemente diante da gravidade que a situação exige”, disse.

Podemos abre processo

A deputada federal Renata Abreu, presidente nacional do Podemos, classificou como inaceitáveis as declarações de Arthur do Val sobre as mulheres ucranianas. Ela confirmou em nota publicada nas redes sociais nessa sexta-feira (4), que foi instaurado um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos.

“Gravíssimas e inaceitáveis são as declarações do deputado estadual Arthur do Val, que foram divulgadas na imprensa. Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro País, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra”, acrescentou Renata.

Entenda o caso

No início da noite de ontem (4), o colunista Igor Gadelha divulgou com exclusividade uma série de áudios atribuídos ao deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) e dirigidos a membros do MBL (Movimento Brasil Livre). Nas conversas, o político se refere às refugiadas da Ucrânia com declarações machistas e chega a insinuar que as ucranianas “são fáceis, porque são pobres”.

“Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”, diz o deputado, que é pré-candidato ao governo de São Paulo.

Durante a noite de ontem, a deputada estadual Isa Penna (Psol-SP) comunicou nas redes sociais que enviou uma denúncia contra Arthur do Val ao Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Ainda ontem, a namorada de Arthur do Val, Giulia Blagitz, anunciou o fim do namoro com o político. 

Deputado se justifica

Em meio a muitas polêmicas, o deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) desembarcou no Brasil na manhã deste sábado (5) após viajar para a zona de guerra na Ucrânia. Em conversa com a imprensa no saguão do Aeroporto Internacional de Guarulhos, “Mamãe Falei” comentou o vazamento dos áudios.

“Foi errado, não é isso o que eu penso. Falei besteira! Sou homem para assumir. Foi um áudio machista, assumo, peço desculpas a todas as mulheres”, disse ele. “Se as pessoas quiserem me julgar têm esse direito. Peço só que entendam o contexto, são dois contextos diferentes — uma coisa é o Arthur que foi lá, fez a missão e saiu. Outra coisa é o Arthur que já tinha saído e mandou um áudio num grupo privado para os amigos dele”, acrescentou o deputado.

Edição: Giovanna Fávero
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!