Mourão confirma candidatura ao Senado e não será vice de Bolsonaro nas eleições

Mourão
‘Agora é só questão de partido’, disse o general (Alan Santos/PR)

O atual vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB), confirmou nesta sexta-feira (11) que pretende se candidatar ao Senado pelo Rio Grande do Sul. Com a decisão, ele não estará na chapa do presidente Jair Bolsonaro (PL) para as eleições de 2022.

Em breve conversa com a imprensa nesta manhã, o vice usou uma máscara de proteção com a bandeira do Rio Grande do Sul. Ele foi questionado sobre uma entrevista concedida pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao jornal O Globo, divulgada nessa quinta-feira (10).

Na entrevista, o filho do presidente disse que Mourão foi convidado pelo PP e pelo Republicanos para se candidatar ao Senado. “Foi o que o senador Flávio andou falando. [A formalização da candidatura] será comunicada brevemente, mas já me decidi”, respondeu o general.

Profissionais da imprensa também perguntaram se a máscara com a bandeira do estado seria um indicativo. “Lógico, né. É por aí. Agora é só questão de partido”, respondeu o vice-presidente Hamilton Mourão.

‘Vice do coração’

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, em janeiro deste ano, que já tem um “vice do coração e da razão”. O nome desse potencial candidato, no entanto, ainda não foi revelado.

“A gente vai anunciar na hora certa. Anunciando agora, é só complicação. Graças a Deus temos um leque grande de pessoas interessadas em ser vice, mas não podemos queimar a largada”, disse o mandatário em entrevista à Jovem Pan News.

Ao jornal O Globo, o senador Flávio Bolsonaro falou sobre a declaração do pai e disse não saber quem é o vice escolhido. “Tem os nomes que estão aí: a ministra [da Agricultura] Tereza Cristina, [o ministro da Defesa] Braga Netto, alguém do Nordeste, general Heleno”, começou.

“Mas é difícil achar a pessoa com perfil ideal. Sempre tem que pensar no que isso agregaria à candidatura do presidente, mas também na relação de confiança do presidente o vice. O general Mourão não foi um perfil que politicamente agregou tanto, porque ele é militar como Bolsonaro, mas foi uma pessoa extremamente leal, preparadíssima”, completou o senador.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!