Genial/Quaest: Lula segue na liderança, mas vê diferença sobre Bolsonaro cair para 10 pontos

Datafolha Luiz Inácio Lula da Silva Jair Bolsonaro
Lula continua na primeira colocação na pesquisa Datafolha, Bolsonaro aparece em seguida (Reprodução/@lulaoficial/@ricardostuckert/Instagram + Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A pesquisa Genial/Quaest para as eleições presidenciais, divulgada hoje (7), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança, com 44% das intenções de voto no primeiro turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL) vem na sequência, com 34%.

O petista se manteve nos 44% e viu a vantagem sobre Bolsonaro diminuir. No levantamento da semana passada, o atual presidente tinha 32% das intenções de voto, uma vantagem de 12 pontos para Lula. Agora, com 34%, a distância entre os dois é de 10 pontos.

O candidato Ciro Gomes (PDT) está em terceiro lugar com 7%, enquanto a senadora Simone Tebet (MDB) ocupa o 4%. Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) aparecem com 1%.

Pablo Marçal (Pros), Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) foram citados, mas não pontuaram na pesquisa. Candidato pelo Pros, Marçal teve a o registro de candidatura rejeitado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Votos brancos, nulos ou que deixariam de votar são 4% dos entrevistados. Os que ainda não decidiram em qual candidato votar são 5%.

Segundo turno

Em um cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista segue com 51% desde a pesquisa do início de agosto.

Bolsonaro oscilou na margem de erro, no início tinha 38%, na semana passada foi a 37% e agora tem 39%. Os brancos, nulos e que não vão votar são 7%, enquanto os indecisos são 3%.

A entrevista foi realizada com 2 mil pessoas entre os dias 1º e 4 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e a confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o protocolo BR-00807/2022.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!