Rússia exige cinco testes de Covid antes de encontro entre Bolsonaro e Putin

encontro bolsonaro e putin
‘Somos solidários à Rússia’, disse Jair Bolsonaro (Reprodução/TV Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) encontrou o mandatário Vladimir Putin, nesta quarta-feira (16), para debater temas como energia, defesa e agricultura. O líder do Executivo brasileiro desembarcou em Moscou, capital da Rússia, ontem (15), e permanece por lá até amanhã (17), quando seguirá viagem para Budapeste, na Hungria.

Além de Jair Bolsonaro, outros membros do governo brasileiro visitaram o complexo do Kremlin. Os integrantes da comitiva são os ministros da Defesa, Walter Braga Netto; da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos; e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno.

‘Somos solidários à Rússia’

Em reunião, Vladimir Putin e Bolsonaro contaram com a presença de intérpretes. O presidente brasileiro disse “estar à disposição” da Rússia e revelou estar contente com a aproximação entre as nações. “Estou muito feliz e honrado com o seu convite. Somos solidários à Rússia e temos muito a colaborar com várias áreas, defesa, petróleo e gás, agricultura, e reuniões estão acontecendo”, começou.

“Eu tenho certeza que até mesmo essa passagem é um retrato para o povo que nós podemos crescer muito nas nossas relações bilaterais […] Tenho certeza que esse encontro será muito produtivo para os nossos povos”, concluiu Bolsonaro.

Rússia exigiu cinco testes de Covid-19

De acordo com a BBC Brasil, o Kremlin enviou orientações ao governo brasileiro solicitando que Bolsonaro e sua equipe fizessem até cinco exames de PCR para detectar a Covid-19. O primeiro deles foi feito de quatro a cinco dias antes da chegada no país do Leste Europeu.

A exigência em relação aos exames para o presidente e os membros da comitiva teria sido enviada pelo governo da Rússia no início deste mês. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou que o presidente frânces Emmanuel Macron recusou o mesmo pedido, partindo da Rússia, e isso teria ocasionado a “mesa gigante de Putin“, que virou meme na internet.

Putin
Putin e Macron se encontraram para discussão diplomática no início do mês
(Reprodução/Redes sociais)

Túmulo do Soldado Desconhecido

Antes da reunião com Putin, o presidente do Brasil participou de uma cerimônia de aposição floral no Túmulo do Soldado Desconhecido, um importante ponto histórico de Moscou. Ele acompanhou militares russos, que carregavam uma coroa de flores com o desenho da bandeira nacional brasileira, em homenagem a soldados que prestaram serviços fora de sua terra natal.

A solenidade, que faz parte do protocolo de visitas de chefes de Estado a outros países, contou com uma marcha da Guarda de Honra russa e um minuto de silêncio.

O ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, disse que a visita ao presidente da Rússia foi relevante, à medida que o Brasil precisa de uma “cooperação facilitada em tecnologia de ponta e áreas sensíveis”. “A Rússia é para o Brasil uma referência mundial em desenvolvimento tecnológico, sobretudo no âmbito de sua indústria de defesa”, pontuou.

Veja o desembarque do presidente Jair Bolsonaro na Rússia:

Episódio de ‘The Office?’

Nas redes sociais, os internautas não deixaram barato e chegaram a comparar o encontro com Putin a um episódio da série “The Office”. Isto é, devido às expressões faciais “cansadas” do presidente russo e ao clima de suposto constrangimento com Bolsonaro.

Por outro lado, muitos usuários notaram a ausência do distanciamento social, observado dias atrás com Macron.

Confira abaixo os principais tuítes sobre a reunião de hoje:

Com Agência Brasil

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!