União Brasil decide por neutralidade em Minas Gerais

Deputado Bilac Pinto assina neutralidade de União Brasil. (Wesley Amaral/Câmara dos Deputados)

O União Brasil ficará neutro durante o 1º turno das eleições para o Governo de Minas nas eleições de 2022. A posição foi confirmada pela Executiva estadual em nota encaminhada à imprensa nesta segunda-feira (8). Assinam a nota o presidente estadual da sigla, Marcelo Freitas e o secretário-geral, Bilac Pinto. 

O União informou que “não apresentará nomes para concorrer aos cargos de governador, vice-governador e/ou senador no Estado de Minas Gerais” e “não fará parte, em 1º turno, de quaisquer coligações majoritárias no Estado”.

A posição frustra as expectativas da candidatura de Carlos Viana (PL), que chegou a a anunciar o apoio do União na última terça-feira (2). No arranjo então divulgado por Viana, o partido indicaria o candidato a vice. O deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC) ocuparia, na chapa, o posto de candidato ao Senado.

O PSC terminaria por anunciar que Cleitinho, apesar de candidato ao Senado, não estaria formalmente na chapa encabeçada por Viana, já que o partido embarcou no apoio à reeleição de Romeu Zema.

Partido era cortejado por várias canddiaturas

O PSD de Alexandre Kalil era um dos partidos que cortejavam o apoio do União Brasil. Kalil tinha a seu favor não a preferência do presidente nacional do partido, Luciano Bivar, que chegou a anunciar seu apoio ao pessedista.

Além disso, PSDB e Novo também tentaram puxar a sigla pata as respectivas candidaturas. A chapa de Marcus Pestana apostava na proximidade histórica entre PSDB e o extinto Democratas (que se fundiu com o PSL para formar o União) para angariar o apoio da sigla. O Novo, por sua vez, contava que a participação de parlamentares na base do União atrairia o partido para a chapa à reeleição.

Por fim, o PSBD optou por uma chapa pura, com o atual vice-governador, Paulo Brant, na posição de vice. O Novo, por sua vez, escolheu seguir com o ex-secretário Mateus Simões como candidato na chapa de Zema.

Pedro Munhoz[email protected]

Editor de Política do BHAZ. Graduado em Direito pela Faculdade Milton Campos e em História pela UFMG, trabalhou como articulista de política no BHAZ entre 2012 e 2013. Atuou como assessor parlamentar desde 2016, com passagens pela Câmara dos Deputados, Câmara Municipal de Belo Horizonte e Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!