TSE determina que Instagram retire do ar vídeo de Eduardo Bolsonaro sobre Ciro Gomes

eduardo bolsonaro
Filho do presidente Jair Bolsonaro publicou, no dia 15, vídeo editado do candidato à Presidência (Gage Skidmore/Flickr + José Cruz/Agência Brasil)

O ministro Raul Araújo, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), determinou nessa sexta-feira (19) que o Instagram retire do ar um vídeo no qual o deputado Eduardo Bolsonaro (PL) apresenta uma fala manipulada de Ciro Gomes (PDT).

O vídeo, publicado pelo filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), mostra um trecho do discurso de Ciro durante uma palestra no Brazil Fórum UK, em Oxford, em 2017. Segundo o relator, o conteúdo editado gera desinformação ao sugerir que o candidato à presidência prega a desarmonia entre as religiões.

Na decisão, o ministro afirma que Eduardo Bolsonaro fez uso de propaganda eleitoral negativa na internet, “com artifício de montagem, trucagem e grave descontextualização” com o objetivo de disseminar conteúdo difamatório.

Mensagem desconetada dos fatos

“O vídeo, de fato, apresenta conteúdo produzido para desinformar, pois a mensagem transmitida com a publicação está totalmente desconectada dos contextos fáticos em que se apresentava o candidato do PDT, Ciro Gomes“, diz um trecho do documento.

O texto conclui que os recortes foram manipulados para prejudicar a imagem do candidato, induzindo o telespectador a crer que ele seria contrário à fé católica e odioso aos cristãos. No registro, Eduardo ainda dá a entender que Ciro Gomes comparou igrejas a narcotráfico.

Na tarde deste sábado (20), a reportagem conferiu que a publicação já não está mais no perfil de Eduardo.

O BHAZ entrou em contato com o gabinete do deputado, mas ainda não obteve retorno. Caso o representante se manifeste esta matéria será atualizada.

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!