Gravação inédita de Elza Soares é divulgada em celebração ao Dia da Consciência Negra

elza-soares
Faixa foi preservada para lançamento oportuno (Reprodução/@bchartsnet/Twitter)

Às vésperas do Dia da Consciência Negra, a música brasileira foi verdadeiramente presenteada com uma raridade. Na última sexta-feira (17), foi disponibilizada em todas as plataformas digitais uma versão da faixa “Preciso Me Encontrar”, gravada por Elza Soares e Negra Li. O registro é um dos últimos de Elza em estúdio.

Composta pelo boêmio carioca Candeia e originalmente gravada pelo amigo Cartola, em 1976, “Preciso Me Encontrar” figura com evidência na extensa lista de composições icônicas do nosso Samba. Além de sua beleza musical, a faixa destaca a riqueza do gênero, que explora questões sociais, emocionais e filosóficas.

Na nova versão, a faixa ganha a potência vocal de Elza Soares e todo o peso de uma vida dedicada à luta negra. Como se não bastasse, traz ainda a participação da paulista Negra Li, que sustenta, há anos, o título de principal nome feminino do Rap nacional.

No mais, arranjo vocal de Diego Timbó, produção de Lucas Vaz e Nave Beat, e mixagem de Gabriel Guper.

Momento oportuno

Gravada como parte da trilha sonora do longa-metragem “Me Tira da Mira”, de 2022, a música não chegou a ser divulgada à época devido ao falecimento de Elza. Em janeiro daquele ano, a cantora carioca partiu, deixando um legado de devoção à cultura brasileira.

Os produtores optaram por aguardar um momento mais oportuno para disponibilizar a faixa nas plataformas, como forma de homenagem à artista. Agora, no mês da Consciência Negra, o lançamento simboliza um tributo às vozes de cantoras negras, que no Brasil encontram sua maior representante em Elza.

Citação

Além de novos arranjos, “Preciso Me Encontrar” ganhou uma citação composta por Diego Timbó, King, Jamé e Jenni Mosello. O trecho é interpretado por Negra Li, que reconhece a oportunidade de gravar ao lado da “Mulher do Fim do Mundo”.

“Elza me deu a possibilidade de sonhar e acreditar que um dia eu poderia, que eu seria. Simples assim. É a tal da representatividade”, registra em nota enviada à imprensa.

A nova versão de “Preciso Me Encontrar” já está disponível em todas as plataformas digitais. Para escutar, clique aqui.

Edição: Lucas Negrisoli
Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!