Professores do ensino fundamental de BH decidem por greve

Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (9), na Praça da Estação, professores da rede fundamental do ensino municipal de Belo Horizonte, decretaram situação de greve a partir da próxima quinta-feira (17). Na quarta-feira, a categoria terá reunião com os secretários municipal da Educação, Ângela Dalben, e do Planejamento, André Reis, para uma rodada de negociação. A proposta será então analisada na assembleia.

Segundo Wanderson Rocha diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-REDE), foi encaminhada para a PBH  uma pauta com três pontos a serem discutidos: reajuste do Piso Nacional da Educação de 6,81% com recomposição das perdas salariais, carreira única para educação infantil e as sete horas de planejamento, para o chamado “tempo de estudo”. Este período se refere às tarefas extraclasse, como correção de avaliações e elaboração do conteúdo lecionado. De acordo com o diretor do sindicato, os professores exigem o aumento de cinco para sete horas do intervalo total.

Professores em passeata pelo Centro de Belo Horizonte. (Reprodução/Facebook)PBH

No dia 8 de maio, aconteceu reunião de negociação com a PBH sobre a pauta geral da Educação, entregue ao executivo municipal em 9 de fevereiro. A administração Kalil não apresentou nenhuma proposta. Reafirmou que valor de reajuste ou recomposição salarial somente será apresentado na reunião do dia 3 de agosto.

Em relação às 7h de planejamento, o governo ignorou as diversas reuniões realizadas desde o ano passado, inclusive a promessa feita de apresentação de proposta em setembro passado. Solicitou ao Sindicato novamente a explicação sobre o tema, o que foi feito, segundo o Wanderson.

Marcella Oliveira

Publicitária e redatora do portal BHaz.

[email protected]

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!