Muitas cores! Após revitalização, Praça da Liberdade é presenteada com grafite em suas lixeiras

Henrique Coelho/BHAZ

Partindo de mais uma ação do Movimento Gentileza, artistas que participaram do Mural Liberdade, imprimiram novas cores às lixeiras do entorno da Praça da Liberdade na manhã desta quarta-feira (5), complementando o processo de revitalização do espaço. A praça foi entregue à população na segunda-feira (3), depois de seis meses em obras.

+ Praça da Liberdade renovada é presente para BH pelos 121 anos, a serem comemorados dia 12

A ação contou com a presença da primeira dama de Belo Horizonte, a paisagista Ana Laender, que também é coordenadora da ação. “Convidar os artistas para participar desse projeto foi uma forma de valorizá-los, além de colorir a cidade.” Segundo a paisagista, o projeto partiu de um pedido da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), de forma que deixasse as lixeiras mais chamativas. “O objetivo é conscientizar as pessoas da utilização desse equipamento que é tão importante e que mantém a cidade da gente mais limpa”, comentou Ana.

Ana Laender, primeira-dama de Belo Horizonte e idealizadora do projeto Movimento Gentileza (Henrique Coelho/BHAZ)

No total, foram 11 lixeiras grafitadas, por 11 artistas convidados pelo Movimento Gentileza, entre eles os artistas Genesis “Tão” e Clara Valente. Para Genesis, que está no grafite há 10 anos, as pinturas nas lixeiras são uma forma de presentear BH com arte e conscientização. “Além disso, é muito bom ouvir os elogios das pessoas e é o que me motiva a continuar”, conta, animado.

Já Clara disse que achou bastante interessante o convite do Movimento Gentileza, pela proposta do projeto. “A lixeira é um bem comum de todo mundo e antes da praça ser revitalizada, ela estava muito suja. Então, isso é importante para conscientizar sobre a preservação do que é nosso. A praça é tão bonita… então a gente tem que respeitar”, disse. Ainda segundo Clara, o feedback das pessoas é o melhor possível e se sente grata pela oportunidade. “É bem legal esse contato com as pessoas que passam enquanto eu tô pintando, as crianças adoram!”, comentou a artista.

Genesis “Tão” e Clara Valente foram artistas convidados pelo Movimento Gentileza (Henrique Coelho/BHAZ)

Questionada sobre a possibilidade de mais adesões de artistas para este tipo de ação, a primeira dama afirmou que a prefeitura está de braços abertos para todos os artistas e interessados em participar. E brincou que, durante a sua visita, presenciou uma cena inusitada. “Um grupo de jovens pararam em frente a um dos artistas e pediram para participar da pintura também! Então, fica a dica: quem quiser participar dessas ações, é só entrar com um pedido para a secretaria responsável, e tendo a pertinência de equipamentos e da solicitação, nós autorizamos. Estamos de portas abertas a todos”, finalizou.

Lixeiras do entorno da Praça da Liberdade são pintadas como forma de associar arte à responsabilidade urbana (Henrique Coelho/BHAZ)

Movimento Gentileza

A ação atua em diversas frentes, dentre as elas, na promoção da arte urbana e na melhoria da qualidade de vida dos idosos, principalmente os residentes nas 28 instituições filantrópicas. O resultado se materializou com a realização de ações em vários pontos da cidade, como viadutos, instituiçõrd fr acolhimento para idosos, escolas municipais, dentre outros, como o Mural Liberdade na Praça da Liberdade e o muro do Centro de Referência da Pessoa Idosa.

Resultado de um dos trabalhos feitos na manhã desta quarta-feira                                                                                            (Henrique Coelho/BHAZ)
Marcella Oliveira

Publicitária e redatora do portal BHaz.

[email protected]

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!