A Prefeitura de Ribeirão das Neves, na Grande BH, decretou, nesta sexta-feira (17), situação de emergência em saúde pública devido ao aumento expressivo de casos gripais e de doenças respiratórias no município. Na prática, a medida dispensa a necessidade de licitação para a compra de medicamentos e a contração de novos profissionais.
De acordo com o Executivo, o decreto tem validade de 90 dias. Além de facilitar a compra de medicamentos e o reforço no quadro de servidores, a medida também permite a ampliação do horário de funcionamento das unidades de saúde e criação de novos fluxos de atendimento.
“A decisão também leva em conta a circulação contínua de vírus respiratórios e o risco de agravamento dos casos, especialmente entre idosos, crianças, pessoas com comorbidades e grupos mais vulneráveis às complicações da doença”, destacou.
Alterações
Segundo a Prefeitura, às segundas-feiras, as equipes das unidades Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e Unidades Básicas de Referência (UBRs) vão atender os pacientes sem a necessidade de agendamento prévio, principalmente para casos gripais.
“A orientação da Prefeitura é que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital São Judas Tadeu sejam procurados apenas em situações mais graves, especialmente em casos de falta de ar ou quando houver piora significativa do quadro clínico”, esclareceu.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, até 13 de abril, 286 pacientes foram atendidos na atenção básica com sintomas de síndrome gripal, cerca de 74% a mais do que em fevereiro. Além disso, a pasta destacou que todas as salas de vacina têm doses do imunizante contra a gripe disponíveis, especialmente para os grupos prioritários.












