Após dois dias de buscas, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais localizou, nessa terça-feira (24), o corpo da mulher arrastada com o carro por uma enxurrada em Coronel Pacheco, na Zona da Mata. Com isso, sobe para seis o número de mortes registradas no atual período chuvoso do estado.
De acordo com a Defesa Civil estadual, a mulher estava no banco de trás de um carro modelo Volkswagen Fox quando a força da chuva atingiu o veículo. Outros dois ocupantes, do sexo masculino, conseguiram sair do carro antes que ele fosse tomado pela enxurrada. A mulher, no entanto, foi levada.
O veículo e a vítima foram localizados nas proximidades do curso d’água.
Outras vítimas
O primeiro óbito no atual período chuvoso, que começou em 27 de setembro, foi registrado em 24 de novembro. A vítima foi a influenciadora Jhei Soares Martins, de 28 anos, também arrastada por uma enxurrada formada durante a chuva que causou estragos em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, naquela madrugada.
Em 19 de dezembro último, outras três pessoas morreram após o carro em que elas estavam ser engolido por uma cratera que se abriu na BR-474, em Ipanema, no Vale do Rio Doce.
Antes do registro dessa terça-feira (24), o último óbito havia acontecido no domingo (22). Um idoso de 70 anos morreu após ser arrastado no transbordamento de um riacho em Maripá de Minas, na Zona da Mata.
Balanço
Além da atualização do número de óbitos no estado, o boletim da Defesa Civil de Minas Gerais registra 148 pessoas desabrigadas e 990 desalojadas. Conforme o documento, são considerados desabrigadas pessoas que necessitam de abrigo público como habitação temporária, em função de danos ou ameaça de danos em seus domicílios, enquanto são consideradas desalojadas pessoas que, em decorrência dos efeitos diretos do desastre, desocuparam seus domicílios, mas que se deslocam para casa de parentes ou amigos.
O boletim também relata 31 municípios em situação de anormalidade no atual período chuvoso. São eles:
- Brazópolis
- Galiléia
- Mendes Pimentel
- Mendes Pimentel
- Rochedo de Minas
- Guaranésia
- Uberaba
- Tapira
- Conselheiro Pena
- Alfenas
- Carlos Chagas
- São José da Safira
- São Geraldo do Baixio
- Franciscópolis
- Ouro Verde de Minas
- Ouro Verde de Minas
- Novo Oriente de Minas
- Virgolândia
- Curral de Dentro
- Glaucilândia
- Malacacheta
- Sem-Peixe
- Salinas
- Capelinha
- Dom Silvério
- Conceição do Pará
- Pequeri
- Tocantis
- Leopoldina
- Antônio Carlos
- Coronel Fabriciano
- Santo Antonio do Aventureiro
- Pedra Bonita
Ainda segundo a Defesa Civil estadual, todos eles estão em situação de emergência, exceto o município de Conceição do Pará, que passa por estado de calamidade pública. A descrição dos eventos está disponível aqui.