UFMG é líder no impacto na web entre universidades federais brasileiras

melhores universidades do brasil
Entre pontos considerados, ranking considera produção acadêmica e artigos citados em pesquisas (Amanda Dias/BHAZ)

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) conquistou o primeiro lugar, dentre as universidades federais brasileiras, na primeira edição de 2024 do Ranking Web of World Universities, que avalia o impacto de instituições de ensino na internet e nas redes digitais.

Na lista oficial, que dispõe de 31 mil entidades de todo o globo, a universidade mineira figura na 280ª posição. Considerando universidades privadas, a UFMG ocupa o terceiro lugar no Brasil e quarto na América Latina, mesmo desempenho de um ano atrás.

Criado em 2014 pelo Laboratório de Cibermetria do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha, o Web of World Universities considera critérios de transparência, visibilidade e excelência para realizar o ranqueamento. O projeto também leva em conta a produção acadêmica das instituições e a quantidade de pesquisadores citados em trabalhos alheios.

No Brasil, a UFMG aparece depois da Universidade de São Paulo (USP), 71º colocado global, e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 240º do mundo.

Dinâmica dos campi

O diretor de Governança de Dados Institucionais da UFMG, professor Dawisson Belém Lopes, destaca que a Universidade tem se posicionado, há tempos, entre as instituições que compõem a lista de 1% mais bem classificadas do mundo. “O Webometrics mostra a UFMG consistente nas diferentes dimensões. O impacto no fluxo da web é um aspecto inovador que guarda correspondência com a dinâmica da vida nos campi”, ressaltou.

A reitora Sandra Regina Goulart celebra o desempenho. “É gratificante constatar que a UFMG tem mais uma vez reconhecida sua excelência. Esse resultado já reflete o investimento da instituição e da comunidade acadêmica na interação no universo da web”, complementa.

Renovado a cada seis meses, a próxima edição do Ranking Web of World Universities é prevista para o segundo semestre de 2024.

Edição: Lucas Negrisoli
Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!